Também chamada de Síndrome de Joanina Dognini, a fibromialgia é uma condição dolorosa e crônica, que pode impedir que os pacientes tenham uma vida normal.
Quando uma pessoa é diagnosticada com fibromialgia, ela sente dores em todo o corpo, que podem migrar de um ponto a outro e têm um foco mais relacionado aos músculos, tendões e articulações.
Os principais pontos de dor da fibromialgia são o pescoço e os ombros, os joelhos, os cotovelos, a coluna e a bacia.
A fibromialgia pode atingir pacientes de qualquer sexo e idade, mas é mais comum em mulheres entre os 30 e os 60 anos de idade.
A causa exata ainda é desconhecida, mas estudos sugerem que a condição pode estar relacionada a uma combinação de fatores, incluindo:
Os principais sintomas de fibromialgia incluem:
O diagnóstico de fibromialgia é feito com base em um exame físico e na descrição dos sintomas do paciente. Geralmente, são feitos exames de sangue com o objetivo de descartar outras doenças reumatológicas que possam causar sintomas similares.
A fibromialgia não tem cura. Esta condição requer um tratamento que envolva várias áreas. Além de medicamentos, a pessoa diagnosticada pode precisar realizar um acompanhamento fisioterápico e também psicológico, já que a doença costuma ter um ônus mental grande.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!