O fibroma mole, também conhecido como acrocórdon, é um pequeno tumor benigno de pele que surge frequentemente em áreas de atrito, como pescoço, axilas e virilhas. Geralmente são da cor da pele ou levemente pigmentados e possuem uma base estreita, que dá a eles um aspecto de “pendurados”. O fibroma mole é comum e inofensivo, podendo surgir em qualquer pessoa, especialmente após os 40 anos. Embora não causem dor, podem ser removidos por razões estéticas ou por causarem desconforto.
A causa do fibroma mole ainda é desconhecida, embora se acredite que o aparecimento dessas lesões esteja relacionado com fatores genéticos e familiares. Além disso, alguns estudos evidenciam a relação entre o aparecimento de fibromas moles, diabetes e síndrome metabólica, podendo o fibroma mole também estar relacionado com a resistência à insulina.
Outros fatores que podem favorecer o surgimento de fibromas moles incluem hipertensão, obesidade, síndrome metabólica, além de haver mais chance de desenvolvimento na gravidez — devido à presença de hormônios que estimulam o crescimento epidérmico, deixando as pintas mais evidentes no período — e no carcinoma de células basais.
Os sintomas de fibroma mole podem incluir a presença de pequenas protuberâncias na pele que são macias ao toque. Frequentemente, essas protuberâncias ocorrem em áreas do corpo onde a pele esfrega contra a própria pele ou roupas, como axilas, pescoço e virilhas. Embora não sejam prejudiciais, podem causar desconforto ou constrangimento estético.
Caso apresente sintomas de fibroma mole, é necessário procurar um médico dermatologista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de fibroma mole é realizado por meio de exame físico, analisando as características da pele e do crescimento em questão. Em alguns casos, uma biópsia pode ser necessária para confirmar o diagnóstico, mas geralmente a avaliação visual é suficiente.
O tratamento de fibroma mole pode envolver retirada cirúrgica, cauterização ou crioterapia a fim de congelar as lesões para que se desprendam da pele posteriormente. Na maioria dos casos, o tratamento tem como objetivo melhorar a estética da pessoa ou devido a uma lesão consequente do fibroma mole, não havendo consequências para quem não procure tratar as lesões.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o fibroma mole com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo