Feridas são lesões que podem ter diferentes tamanhos e surgir em pontos como a pele, as mucosas do corpo e até mesmo na camada superficial dos órgãos. Elas podem ser minúsculas, e invisíveis a olho nu, ou podem ser grandes, prejudicando o funcionamento correto do organismo e acionando uma resposta do sistema imunológico, que pode até mesmo causar febre.
Existem diferentes tipos de feridas, sendo que elas podem ser divididas em espessura parcial ou espessura total, dependendo de sua profundidade.
Os tipos de feridas também variam de acordo com o que a causou. Assim, uma ferida pode ser pungente ou de incisão, ou seja, causada por um objeto pontiagudo. Ela também pode ser uma ferida de laceração, que é quando a pele, por algum motivo, rasga e abre-se, ou uma úlcera de pressão causada por períodos prolongados de pressão em um determinado ponto do corpo.
As causas das feridas são variadas, sendo que algumas podem ser originadas por acidentes e cortes, enquanto outras podem estar relacionadas a diferentes tipos de doenças.
Feridas na boca, feridas na língua e feridas nos lábios, por exemplo, podem ser resultado de uma mordida acidental na bochecha ou na língua, ou do surgimento de uma afta, mas também podem acontecer por conta de condições como a estomatite, causada pelo vírus da herpes.
As feridas no pênis e as feridas na vagina (que, geralmente, apresentam-se na região da vulva) precisam ser verificadas por um médico porque quase sempre são resultado de uma doença sexualmente transmissível, como a herpes genital.
Já feridas na cabeça podem acontecer por conta de traumas, como uma queda ou um acidente. Elas também podem surgir por conta de uma reação alérgica à picada de um mosquito. Caso ela seja coçada pelo indivíduo, isso pode fazer com que surja uma ferida naquele local.
Algumas condições médicas causam feridas na pele. As escaras são um exemplo disso, elas são feridas negras e com aparência similar a de uma crosta que surgem no corpo de indivíduos que ficam deitados por extensos períodos de tempo, como os permanentemente acamados.
Outras doenças que causam o surgimento de feridas na pele são alergias, psoríase, dermatite atópica, esporotricose humana (causada por fungos), urticária e impetigo.
O tratamento das feridas precisa ser orientado por um médico, que vai avaliar a lesão. Pode ser necessária a adoção de hábitos de limpeza do local e da realização de curativos, além do uso de medicamentos, caso isso seja preciso para tratar as causas das feridas.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.