Febre Tifóide
A febre tifoide é uma condição médica relativamente grave e rara, causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. A doença também pode ser chamada somente de “tifo”.
O que é Febre Tifoide?
A febre tifoide é uma condição médica relativamente grave e rara, causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. A doença também pode ser chamada somente de “tifo”.
Uma vez que a bactéria causadora da febre tifoide cai na corrente sanguínea de um indivíduo, ela precisa ser combatida de imediato. Caso isso não aconteça, a pessoa pode acabar desenvolvendo complicações sérias em órgãos como o fígado, o baço e a vesícula e até mesmo na medula óssea, o que é potencialmente fatal.
O que causa Febre Tifoide?
A febre tifoide é causada pela ingestão de água ou de alimentos que estejam contaminados com a Salmonella enterica typhi. Os indivíduos também podem contrair a febre tifoide de forma direta, por meio do contato com as mãos do doente ou do portador, ou com as fezes e a urina de pessoas que estejam contaminadas com a bactéria.
A transmissão da febre tifoide também está relacionada a baixos níveis socioeconômicos, pois existem regiões com condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental.
Quais os sintomas da Febre Tifoide?
Os sintomas de febre tifoide podem incluir:
- Febre alta;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Mudanças nos hábitos do intestino, como diarreia com sangue e intestino preso;
- Prostração;
- Perda do apetite;
- Aumento do fígado e do baço;
- Dores e inchaço no abdômen;
- Náuseas e vômitos;
- Tosse seca;
- Coração que bate mais lento;
- Manchas rosadas que surgem em locais como o abdômen e o fígado.
Sem o devido tratamento, os sintomas de febre tifoide podem durar várias semanas, chegando a ultrapassar um mês.
Se tenho sintomas de Febre Tifoide, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de febre tifoide, é necessário procurar um médico clínico geral, profissional capacitado para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Febre Tifoide?
O diagnóstico de febre tifoide é realizado por meio de exames laboratoriais. O principal é a hemocultura, que identifica a bactéria Salmonella Typhi no sangue. Outros exames, como urinálise, coprocultura, exames de fezes e punção medular, também são usados para confirmar o diagnóstico. Além disso, os sintomas da doença contribuem para a suspeita clínica.
Como é o tratamento da Febre Tifoide?
A febre tifoide é tratada por meio de medicamentos antibióticos prescritos pelo médico, e o paciente precisa ser observado e ter sua hidratação reforçada, já que perde muito líquido nas diarreias características da doença.
A vacina contra a febre tifoide pode ser tomada por indivíduos que viajam para locais onde a doença é endêmica. Além disso, manter bons hábitos de higiene é uma forma de prevenção..
Como é a prevenção da Febre Tifoide?
A principal forma de prevenção da febre tifoide é por meio do saneamento básico, da higiene pessoal e do preparo adequado dos alimentos. Outras formas incluem:
- Consumir água tratada;
- Lavar as mãos regularmente, especialmente antes de comer e após usar o banheiro;
- Evitar alimentos e água não seguros, preferindo alimentos cozidos e água engarrafada;
- Consumir leite e derivados pasteurizados;
- Não utilizar alimentos depois da data de vencimento;
- Lavar e desinfetar todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
- Proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados);
- Realizar a limpeza e desinfecção das caixas d’água domiciliares a cada seis meses ou com um intervalo menor, se necessário.
- Tomar a vacina contra febre tifoide.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a febre tifoide com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!