Para que o pé possa realizar seus movimentos e permitir que o ser humano caminhe, possui uma estrutura chamada fáscia. Trata-se de um tecido conjuntivo que liga a musculatura da sola do pé com os ossos e que se estende do calcanhar até o peito do pé. Ele permite que o indivíduo caminhe e corra. Quando a fáscia fica inflamada, gerando dor no calcanhar, por exemplo, a pessoa é diagnosticada com fascite plantar.
Apesar de não ter uma causa exata, a fascite plantar está relacionada à distensão ou pequenos traumas na fáscia.
Essa condição é mais comum em pessoas que utilizam muito a musculatura dos pés, como atletas, bailarinos e corredores. No entanto, pessoas idosas e/ou com sobrepeso também podem acabar sobrecarregando a fáscia, gerando o processo inflamatório.
Entre os sintomas de fascite plantar, podemos destacar:
O ortopedista é o médico ideal para cuidar da fascite plantar.
O exame físico para diagnóstico da fascite plantar é feito com a análise do pé em questão, com a verificação de sua forma ou possível inchaço e rigidez. O raio X e a ultrassonografia também podem servir como um complemento ao exame físico.
O tratamento da fascite plantar é feito por meio do uso de medicamentos que combatem a inflamação e aliviam a dor.
A fisioterapia na fascite plantar é essencial para recuperar o paciente de sua condição, já que ela não só alivia os sintomas, como também ajuda o indivíduo a entender melhor a mecânica do pé.
A utilização de palmilhas ortopédicas e de órteses noturnas também podem auxiliar no alongamento da região, evitando o encurtamento do arco do pé.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a fascite plantar com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!