Exoftalmia
Chamada também de proptose ocular e de olhos esbugalhados, a exoftalmia é uma condição médica em que os olhos do paciente ficam mais salientes do que o normal.
O que é exoftalmia?
Chamada também de proptose ocular e de olhos esbugalhados, a exoftalmia é uma condição médica em que os olhos do paciente ficam mais salientes do que o normal.
A exoftalmia pode atingir ambos os olhos do paciente ou apenas um deles, sendo que é uma condição que requer atenção médica imediata quando acontece subitamente, de um dia para o outro.
Quais as causas de exoftalmia?
Existem inúmeras causas para a exoftalmia. Uma das principais causas de exoftalmia está relacionada ao funcionamento da tireóide. Por isso, certas patologias como a Doença de Graves e o hipotireoidismo têm a exoftalmia como um de seus principais sintomas e indícios.
Tumores na cavidade orbital, assim como infecções e inflamações nos olhos, como a celulite orbital, também podem ter a exoftalmia como um de seus sintomas.
Por fim, a leucemia e os sangramentos oculares (hifema) também podem causar a exoftalmia.
Quais os sintomas de exoftalmia?
O principal sintoma de exoftalmia é a maior protuberância dos olhos do paciente, que se tornam mais arregalados e protuberantes para fora da cavidade ocular.
Ainda, outros sintomas de exoftalmia podem incluir:
- Dor nos olhos;
- Olhos secos;
- Dificuldade de movimentar os olhos;
- Problemas para fechar os olhos;
- Olhos mais avermelhados;
- Dificuldade para piscar;
- Problemas de visão, como dificuldade para enxergar ou visão dupla.
O diagnóstico de exoftalmia costuma ser feito por um médico oftalmologista, que pode recomendar exames complementares, como exames de sangue.
Como é o tratamento de exoftalmia?
O tratamento da exoftalmia depende das causas da condição médica. Se a exoftalmia estiver relacionada a problemas de tireóide, regular os indicadores hormonais do paciente costuma fazer com que os olhos voltem à condição normal.
Em pacientes com inflamações nos olhos, é possível utilizar medicamentos que combatam a inflamação com o objetivo de auxiliar na recuperação do paciente.
Outros casos de exoftalmia também podem ser tratados por meio de intervenção cirúrgica.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.