Estomatite Aftosa
O que é Estomatite Aftosa?
Também conhecida como afta, a estomatite aftosa é uma condição comum caracterizada por pequenas feridas dolorosas que surgem na boca, sendo mais frequente em bebês, crianças ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Elas podem aparecer na língua, gengivas, lábios e interior das bochechas.
O que causa a Estomatite Aftosa?
A causa exata da estomatite aftosa é desconhecida, mas fatores como estresse, lesões bucais, consumo de alimentos cítricos ou picantes, histórico familiar da doença, alterações hormonais, má higiene bucal, exposição a toxinas e sistema imunológico debilitado podem desencadear a condição.
Quais são os tipos de Estomatite Aftosa?
A estomatite aftosa pode ser dividida em três tipos: menor, maior e herpetiforme.
- O tipo mais comum é a estomatite aftosa menor, que possui forma arredondada, de cor cinza ou amarela com bordas avermelhadas. Seu tamanho é de aproximadamente 10 mm e pode levar de 10 a 14 dias para desaparecer;
- A estomatite aftosa do tipo maior é menos comum, podendo deixar cicatrizes na boca. Seu tamanho pode chegar a 1 cm e, por isso, pode levar de dias a meses para desaparecer;
- Já a estomatite aftosa do tipo herpetiforme costuma ser bem pequena, e seu tamanho varia de 1 a 3 mm. No entanto, as aftas costumam aparecer em surtos, podendo surgir 100 ou mais por episódio.
Quais são os sintomas de Estomatite Aftosa?
Os sintomas de estomatite aftosa podem incluir:
- Aparecimento de aftas, bolhas ou feridas na região bucal (lábios, céu da boca, garganta e gengiva) que medem menos de um centímetro;
- As feridas e aftas podem ser dolorosas, o que dificulta a alimentação e a ingestão de líquidos;
- Maior sensibilidade da boca;
- Sensação de ardor na boca;
- Febre;
- Inchaço dos gânglios linfáticos;
- Mal-estar geral.
Se tenho sintomas de Estomatite Aftosa, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de estomatite aftosa, é necessário procurar um odontologista ou um clínico geral, profissionais capazes de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Estomatite Aftosa?
O diagnóstico de estomatite aftosa é feito principalmente por meio de avaliação dos sintomas e histórico médico da pessoa, e podem ser solicitados alguns exames pelo médico especialista, como exames de sangue, amostras de tecido ou infecções fúngicas e até mesmo uma biópsia.
Qual é o tratamento para Estomatite Aftosa?
O tratamento para estomatite aftosa pode envolver medicamentos antiinflamatórios, anestésicos ou antissépticos, que devem ser prescritos pelo médico. No caso da estomatite aftosa recorrente ou grave, pode ser realizado um tratamento com aplicação de laser pelo dentista. Já nos casos de deficiência nutricional, o médico ou o nutricionista podem indicar o uso de suplementos nutricionais.
Estomatite infantil aftosa é grave?
A estomatite infantil aftosa geralmente não é grave, mas pode causar desconforto significativo para a criança. É uma inflamação na boca, frequentemente causada por vírus, resultando em úlceras dolorosas. Embora seja desconfortável, costuma se resolver em 1-2 semanas. No entanto, se a criança tiver dificuldade para comer ou beber, febre alta ou sintomas persistentes, é importante buscar assistência médica.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a estomatite aftosa com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo