A estenose uretral é uma condição que consiste no estreitamento da uretra — canal responsável por transportar a urina para fora da bexiga —, podendo restringir o fluxo urinário e, consequentemente
A estenose uretral é uma condição que consiste no estreitamento da uretra — canal responsável por transportar a urina para fora da bexiga —, podendo restringir o fluxo urinário e, consequentemente, gerar uma série de complicações significativas tanto nos homens quanto nas mulheres, embora o problema seja mais comum em pessoas do sexo masculino.
A gravidade da estenose uretral depende do seu tipo e grau. As estenoses discretas que não causam sintomas podem ser acompanhadas pelo médico urologista. No entanto, quando a estenose apresenta longa extensão e localização não favorável, ela exige um tratamento mais complexo, geralmente cirúrgico.
A estenose uretral é geralmente causada por inflamações ou lesões, bem como infecções do trato urinário, procedimentos médicos envolvendo a uretra, como cateterismo ou cirurgia, e traumas físicos, por exemplo, que podem causar cicatrizes que resultam em estreitamento uretral. Em alguns casos, pode ser consequência de doenças sexualmente transmissíveis ou de condições congênitas.
Os sinais e sintomas de estenose uretral podem incluir:
Caso apresente sintomas de estenose uretral, é necessário procurar um médico urologista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de estenose uretral é feito por meio da análise dos sintomas do paciente, exame físico e testes diagnósticos. Esses podem incluir estudos de fluxo urinário, ultrassonografia, uretrocistoscopia e uretrografia retrógrada e miccional, que permitem identificar a localização e o grau de estreitamento da uretra.
A estenose uretral tem cura e seu tratamento varia de acordo com a gravidade do problema. Pode incluir métodos não cirúrgicos, como a dilatação uretral, na qual um instrumento é usado para alargar a uretra. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia, como a uretrotomia interna ou a uretroplastia, para remover ou reconstruir a área estreitada. O acompanhamento médico regular é essencial para monitorar a condição e evitar complicações.
O tempo de cicatrização da uretra após uma cirurgia de estenose uretral varia conforme a complexidade do procedimento e a resposta individual do paciente. Geralmente, para procedimentos menos invasivos como a uretrotomía endoscópica, o período de cicatrização pode durar cerca de duas a quatro semanas.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a estenose uretral com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!