Estenose espinhal é o termo médico utilizado para designar estreitamentos e afinamentos que afetam o canal da medula espinhal, localizado no interior da coluna vertebral.
“Estenose” é um termo médico genérico utilizado para designar qualquer tipo de estreitamento capaz de afetar o corpo humano.
A estenose espinhal pode acontecer sem que o paciente apresente qualquer tipo de sintoma, mas também pode causar outros problemas de saúde, como dor e desconforto ao caminhar ou realizar outros tipos de atividade física.
A principal causa de estenose espinhal é o envelhecimento. Por isso, essa doença costuma ser diagnosticada em pacientes acima dos 50 anos de idade.
Conforme o corpo envelhece, é comum que a coluna vertebral apresente algumas alterações e mudanças devido ao seu uso prolongado e a estenose espinhal é uma delas.
Conforme o tempo passa para esses pacientes, as dores e os sintomas podem piorar cada vez mais, uma vez que novas alterações podem acometer suas colunas vertebrais.
Entretanto, é importante ressaltar que a estenose espinhal também pode ser primária e congênita, sendo um defeito de nascença na formação da medula espinhal que afeta pacientes bebês e recém-nascidos.
Os tipos de estenose espinhal são divididos de acordo com a localização desse estreitamento da medula espinhal na coluna vertebral dos pacientes.
Na estenose espinhal cervical, as alterações estão localizadas na região da coluna cervical, localizada no pescoço. Enquanto a estenose espinhal lombar afeta a região da coluna lombar, na base das costas. A estenose espinhal torácica afeta a coluna vertebral torácica.
Outros tipos de estenose espinhal também podem ser determinados, a depender de onde, em relação ao disco vertebral, essa estenose está localizada.
Os sintomas de estenose espinhal variam de acordo com o local onde o estreitamento do canal da coluna vertebral acontece.
De modo geral, os sintomas de estenose espinhal podem incluir:
A estenose espinhal é uma doença degenerativa que progride lentamente. O paciente com estenose espinhal, de modo geral, apresenta uma piora em seus sintomas ao longo dos anos.
Alguns pacientes podem perder a capacidade de andar e de se movimentar.
O tratamento da estenose espinhal depende da gravidade dos sintomas que são apresentados pelo paciente. De modo geral, ele pode envolver desde o uso de medicamentos até a realização de sessões de fisioterapia e de acupuntura.
Alguns pacientes com estenose espinhal recebem a recomendação de realizar exercícios físicos que não causem impactos na coluna, como andar de bicicleta, já que a prática física pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a fraqueza muscular.
O tratamento cirúrgico, por fim, é indicado aos pacientes que não apresentaram uma resposta ou uma melhora aos tratamentos mais tradicionais, com remédio e fisioterapia.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.