A estenose aórtica é quando há um estreitamento da abertura da válvula aórtica que impede o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.
A estenose aórtica pode ser causada por diversos fatores, sendo o mais comum o acúmulo de cálcio (calcificação) nas cúspides valvares. A estenose aórtica costuma aparecer a partir dos 60 anos de idade, sendo sintomática após os 70 anos. Outras causas comuns incluem: febre reumática na infância e malformação na válvula com apenas duas cúspides em vez das três habituais ou com uma forma de funil anormal.
Entre os sintomas da estenose aórtica, incluem-se: dores no peito, fadiga e falta de ar durante esforço, tontura, desmaio ou sensação de desmaio iminente. Vale lembrar que as pessoas que têm a estenose aórtica decorrente de defeito de nascença podem não desenvolver sintomas até mais tarde na vida.
A estenose aórtica tem cura e o tratamento é baseado na substituição da válvula, seja por cirurgia ou por cateter. As válvulas substituídas podem ser biológicas ou mecânicas, sendo a mecânica um pouco mais complicada de cuidar, visto que é necessário tomar anticoagulantes diariamente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.