A esquizofrenia paranoide é o tipo mais comum de esquizofrenia, em que há uma perda de contato com a realidade. Esse transtorno mental é caracterizado por delírios, ideias de perseguição e alucinações auditivas (ouvir vozes) e de percepção. Normalmente, o paciente com esquizofrenia paranoide apresenta pouca ou nenhuma distorção nos afetos, vontades e linguagem; a catatonia – estado de imobilidade – também não costuma aparecer.
Além dos delírios e alucinações, o paciente com esquizofrenia paranoide apresenta os seguintes sinais e sintomas:
A falta de reconhecimento sobre a própria doença, denominada anosognosia, também pode ser identificada no paciente com esquizofrenia paranoide.
Um médico psiquiatra é o mais indicado para lidar com transtornos mentais como a esquizofrenia paranoide. A consulta com o especialista é importante para descartar a possibilidade de outras doenças que produzem sintomas parecidos – como tumores cerebrais e distúrbios na tireoide – e obter o tratamento correto.
A esquizofrenia paranoide não tem uma causa bem definida. Apesar disso, estudos indicam que fatores genéticos desempenham um papel importante para o desencadeamento da doença. Fatores ambientais também podem exercer influência. Confira alguns deles:
Apesar de não ter cura, a doença pode ser tratada para melhorar a qualidade de vida do paciente.
O tratamento para a esquizofrenia paranoide envolve o uso de diversos medicamentos para controlar as crises e as alterações comportamentais. O paciente não deve ficar sem fazer o uso dessas medicações.
Tratamentos multidisciplinares, como psicoterapia e terapia ocupacional, são fundamentais para promover a reabilitação e auxiliar o paciente a compreender mais claramente sua condição e se reintegrar à sociedade.
A esquizofrenia paranoide é uma condição difícil não somente para o paciente, mas também para seus cuidadores, pois podem existir momentos em que a pessoa não é capaz de cuidar de si mesma por conta própria. É preciso entender seu comportamento e perceber mudanças sutis, que podem ser indícios de uma nova crise surgindo. Se possível, o cuidador também deve procurar o auxílio da psicoterapia.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a esquizofrenia paranoide com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo