Espondilolistese
O que é Espondilolistese?
A espondilolistese ou o escorregamento vertebral é quando uma das vértebras da coluna desliza sobre a outra, caracterizando a perda do alinhamento da coluna.
A listese (escorregamento) pode ocorrer em qualquer parte da coluna e é mais comum afetar a região lombar. Além do escorregamento lateral há diversos tipos e graus de espondilolistese, sendo os mais comuns:
- Anterolistese
Ocorre quando a vértebra de cima desliza para frente, a principal característica é a espondilolistese degenerativa pode aparecer em geral em adultos ou com o passar do tempo.
- Retrolistese
Quando a vértebra de cima desliza um pouco mais para trás.
Causas da Espondilolistese?
As causas são diversas, uma das principais é o desgaste e sobrecarga da coluna vertebral com o passar do tempo. Também pode ocorrer por uma falha na estrutura vertebral, ou associado a:
- malformações (congênitas);
- complicações cirúrgicas;
- e alguns tumores.
Sintomas Espondilolistese?
Frequentemente, o paciente não sente os sintomas, mas também pode estar relacionada a:
- dor lombar
- dor ciática;
- formigamento;
- dor nas pernas ao caminhar;
- encurtamento dos músculos posteriores;
- perda da força e coordenação dos movimentos;
- incapacidade de andar.
Tratamento Espondilolistese?
A espondilolistese tem cura, entretanto é recomendado procurar um especialista que fará exames, radiografias e ressonância magnética. Cuidados com a postura, controle de peso, fortalecimento da musculatura do tronco e alongamentos também são importantes. Em alguns casos, o médico prescreve medicamentos ou relaxantes musculares para aliviar as dores, podendo até indicar uma intervenção cirúrgica para alinhar a coluna. O diagnóstico é importante para saber qual o melhor tratamento para a doença.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.