A espondilite anquilosante é uma doença reumática sistêmica, autoimune, inflamatória e crônica que pertence a uma família de doenças chamadas Espondiloartrites Soronegativas.
A espondilite anquilosante é uma doença reumática sistêmica, autoimune, inflamatória e crônica que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadril, joelhos e ombros, e também pode atingir outras partes do corpo, como os olhos.
Essa condição pertence a uma família de doenças denominadas Espondiloartrites Soronegativas e faz com que as vértebras na coluna se fundam e fiquem menos flexíveis, o que pode resultar em uma postura curvada para a frente. Além disso, se as costelas forem afetadas, pode ser difícil respirar profundamente.
De acordo com estudos, a espondilite anquilosante afeta mais homens que mulheres e seus sinais e sintomas geralmente começam logo no início da fase adulta.
A causa é desconhecida, mas sabe-se que ela ocorre quando o sistema imunológico do corpo passa a atacar suas próprias articulações. Normalmente, as articulações entre os ossos da coluna e/ou as articulações entre a coluna e o quadril (articulações sacroilíacas)são os primeiros alvos.
O principal sintoma da espondilite anquilosante são as dores na coluna, especialmente na região lombar, podendo irradiar para as pernas. A dor costuma persistir por volta de três meses, melhora com o movimento e piora com o repouso. Além disso, a doença também pode se manifestar por meio de dificuldade para expandir completamente o tórax (ao respirar fundo, por exemplo), fadiga, febre baixa, rigidez no quadril, inflamação nos olhos ou uveíte, por exemplo.
Ela não tem cura, porém, existem tratamentos que podem aliviar as dores e os sintomas para facilitar a vida de quem tem a doença. O tratamento ajuda a aliviar os sintomas dolorosos dessa condição e reduzir o risco de deformidades, sendo realizado com o uso de medicamentos, fisioterapia e/ou cirurgia, se necessário, para substituir a articulação do quadril.
É perfeitamente possível desempenhar tarefas diárias aliadas a uma rotina normal quando se tem consciência/discernimento em relação à doença. Dessa forma, o indivíduo poderá ajustar-se a ela de forma adequada.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento da espondilite anquilosante e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo