O refluxo gastroesofágico é uma doença que faz com que os conteúdos do estômago, como o suco gástrico e os alimentos ingeridos pelo paciente, retornem pelo esôfago, causando uma série de sintomas.
O refluxo gastroesofágico é uma doença que faz com que os conteúdos do estômago, como o suco gástrico e os alimentos ingeridos pelo paciente, retornem pelo esôfago, causando uma série de sintomas.
Quando o paciente apresenta episódios repetidos de refluxo gastroesofágico, o suco gástrico começa a machucar o esôfago, fazendo com que surjam lesões no local. A essas lesões, dá-se o nome de esôfago de Barrett.
Por esse motivo, o esôfago de Barrett é considerado uma complicação do refluxo gastroesofágico e é também um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de esôfago.
A principal causa do esôfago de Barrett é o paciente possuir a doença do refluxo gastroesofágico, também chamada de DRGE.
Em alguns casos, o esôfago de Barrett não causa qualquer sintoma no paciente. Ainda, alguns sintomas de esôfago de Barrett podem ser similares aos sintomas de refluxo gastroesofágico.
Entre os sintomas de esôfago de Barrett, podemos destacar:
Apesar de não ser câncer, o esôfago de Barett leva ao surgimento de lesões denominadas metaplasias intestinais, que podem ser consideradas pré-cancerígenas.
Após levantada a suspeita de esôfago de Barrett, o médico solicita a realização de um exame de endoscopia para confirmar o diagnóstico.
O médico gastroenterologista é o mais indicado para diagnóstico e tratamento do esôfago de Barret.
O tratamento do esôfago de Barrett envolve o controle do refluxo gastroesofágico. Assim, o paciente pode fazer uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago.
Entre os principais, estão:
Além disso, o tratamento do esôfago de Barrett pode envolver mudanças na dieta e no estilo de vida do paciente.
O esôfago de Barrett tem cura e pode ser tratado conforme descrito acima.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como os oferecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar. Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.