A esofagite erosiva é uma doença caracterizada por lesões no esôfago, decorrentes do refluxo gástrico crônico. Ela pode ser definida em diferentes tipos, a depender da extensão das erosões no órgão, de acordo com a classificação de Los Angeles:
Grau A — lesões inferiores a 5 mm;
Grau B — superiores a 5 mm, mas que não se unem;
Grau C — erosões que se juntam e acometem até 75% do esôfago;
Grau D — danos em mais de 75% do órgão.
Pacientes com refluxo gástrico crônico podem desenvolver lesões no esôfago, o que leva à esofagite erosiva.
Entre os principais sintomas da esofagite erosiva estão:
Principalmente quando as lesões se tornam crônicas, a esofagite erosiva pode aumentar o risco de desenvolver câncer no esôfago.
Sim, existe cura para a esofagite erosiva, contanto que seja realizado o tratamento adequado, preferencialmente de forma precoce.
No geral, o tratamento da esofagite erosiva se baseia no uso de medicamentos que visam controlar a produção de ácido no estômago, além de mudanças nos hábitos alimentares. Em casos mais graves, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias.
O nutricionista é o profissional mais indicado para prescrever uma dieta com base nas necessidades específicas do paciente. Porém, normalmente, pessoas com esofagite erosiva devem evitar alimentos que elevam a produção de ácido gástrico, como frituras, molhos e frutas cítricas, incluindo limão, laranja e abacaxi.
O ideal é apostar em um cardápio com alimentos cozidos, leves, de fácil digestão e com baixo teor de gorduras saturadas.
O gastroenterologista é o médico mais indicado para diagnosticar e tratar a esofagite erosiva, uma vez que ele se especializou no cuidado do sistema digestivo.
Além da avaliação clínica do paciente, realizada pelo médico especialista, o diagnóstico da esofagite erosiva é feito por meio da endoscopia. Esse exame permite visualizar as erosões no esôfago, o que ajuda a determinar o grau da doença.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a esofagite erosiva com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!