Esclerose Subcondral
O que é Esclerose Subcondral?
A esclerose subcondral é uma doença caracterizada pelo espessamento e endurecimento do osso logo abaixo da cartilagem articular. É comumente associada à osteoartrite e outras doenças degenerativas das articulações.
O que causa a Esclerose Subcondral?
As causas da esclerose subcondral ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, sabe-se que ela aparece nas fases adiantadas e finais da osteoartrite, quando há uma degeneração da cartilagem articular. Além disso, alguns fatores como atividade física em excesso (comum em atletas), obesidade, sedentarismo, má postura, má formação do esqueleto, doenças reumatológicas inflamatórias e esforços físicos repetitivos podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Quais são os sintomas de Esclerose Subcondral?
Os principais sintomas de esclerose subcondral podem incluir:
- Dor e sensibilidade no local;
- Inchaço;
- Sensação de formigamento;
- Perda parcial ou total do movimento da articulação;
- Engrossamento do osso que envolve a articulação;
- Dor de cabeça crônica (se a esclerose atingir o crânio);
- Alteração na visão (se a esclerose atingir os nervos ópticos).
Se tenho sintomas de Esclerose Subcondral, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de esclerose subcondral, é necessário procurar um médico ortopedista ou reumatologista, profissionais capazes de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Esclerose Subcondral?
O diagnóstico de esclerose subcondral é feito por meio de exames de imagem, como radiografia ou ressonância magnética. Essas técnicas permitem identificar alterações ósseas típicas dessa condição, como o espessamento e endurecimento da camada de osso abaixo da cartilagem articular. Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue para descartar outras doenças.
Qual é o tratamento para Esclerose Subcondral?
O tratamento para Esclerose Subcondral consiste geralmente em fisioterapia, uso de medicamentos para aliviar a dor e inflamação, e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos. A fisioterapia ajuda a melhorar a mobilidade e fortalecer os músculos ao redor da área afetada. Os medicamentos podem incluir analgésicos e anti-inflamatórios. Se esses métodos não forem eficazes, a cirurgia pode ser considerada.
Outras formas de tratamento para obter uma melhor qualidade de vida envolvem mudanças em hábitos diários e na dieta, bem como exercícios físicos, como natação, bicicleta estática e outros exercícios para fortalecer e alongar os músculos que suportam as costas, além de evitar a má postura e a mecânica corporal inadequada.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a esclerose subcondral com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo