Esclerodermia Localizada
A esclerodermia localizada é uma doença autoimune que afeta principalmente a pele, causando seu espessamento e endurecimento.
O que é Esclerodermia Localizada?
A esclerodermia localizada é uma doença autoimune que afeta principalmente a pele, causando seu espessamento e endurecimento. Embora seja chamada de “localizada”, pode afetar outras partes do corpo.
O que causa Esclerodermia Localizada?
A esclerodermia localizada é causada por uma superprodução de colágeno em partes específicas da pele, resultando em espessamento e endurecimento. Esse excesso de colágeno é geralmente desencadeado por uma resposta imunológica anormal. Fatores genéticos, ambientais e hormonais podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
No entanto, sua causa exata permanece desconhecida.
Quais são os tipos de Esclerodermia Localizada?
Existem dois tipos principais: morfeia e esclerodermia linear. A morfeia está relacionada à espessura da pele e pode causar deformidades. A esclerodermia linear afeta frequentemente uma linha ou banda de pele no braço, perna ou rosto. Embora a doença seja crônica, muitos pacientes experimentam um período de atividade seguido por remissão.
Quais são os sintomas de Esclerodermia Localizada?
Os sinais e sintomas de esclerodermia localizada podem incluir:
- Espessamento e endurecimento da pele;
- Manchas de pele que podem ser descoloridas ou brancas;
- Lesões cutâneas que se parecem com cicatrizes;
- Inchaço e dor nas articulações;
- Problemas de mobilidade (em casos mais graves);
- Alterações na forma do corpo (em casos mais graves).
Se tenho sintomas de Esclerodermia Localizada, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de esclerodermia localizada, é necessário procurar um médico reumatologista ou dermatologista, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Esclerodermia Localizada?
O diagnóstico de esclerodermia localizada é feito com base em sintomas clínicos e exames físicos. O médico pode solicitar exames de sangue para verificar a presença de anticorpos e uma biópsia de pele pode ser realizada para confirmar. Além disso, exames de imagem, como a ultrassonografia, podem ser úteis. O diagnóstico precoce é crucial para o manejo eficaz da doença.
Qual é o tratamento de Esclerodermia Localizada?
Ainda não há cura para a esclerodermia localizada. No entanto, seu tratamento busca trazer maior qualidade de vida para a pessoa, o que pode ser alcançado por meio de medicamentos para aliviar sintomas específicos. Além disso, a fisioterapia pode ser necessária para recuperação da mobilidade e de algumas funções do corpo afetadas pela doença. Já em casos mais graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico.
Esclerodermia Localizada pode virar sistêmica?
É extremamente raro que a esclerodermia localizada evolua para a forma sistêmica. São condições distintas, com sintomas e progressão diferentes. A forma localizada afeta principalmente a pele, enquanto a sistêmica pode impactar vários órgãos internos. Contudo, é crucial o acompanhamento médico para monitorar a doença e gerir os sintomas adequadamente.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a esclerodermia localizada com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo