O eritema multiforme é uma condição cutânea aguda, autolimitada e geralmente benigna, caracterizada por erupções cutâneas que variam de lesões pequenas e vermelhas a lesões maiores com múltiplos anéis concêntricos de diferentes cores.
O eritema multiforme pode ser desencadeado por diferentes fatores, incluindo infecções virais, especialmente herpes simplex (HSV), infecções bacterianas, como Mycoplasma pneumoniae, reações a medicamentos, a exemplo de alguns antibióticos e antiinflamatórios não esteroides (AINEs), além de outros agentes desencadeantes, como alimentos, vacinas e exposição à radiação.
Os sintomas do eritema multiforme incluem lesões cutâneas típicas que geralmente começam como manchas vermelhas que se desenvolvem em anéis ou alvos, que podem ter uma aparência elevada e ser acompanhadas por prurido ou queimação. Além disso, podem ocorrer sintomas sistêmicos, como febre, dor de cabeça, dor nas articulações e mal-estar geral.
O diagnóstico do eritema multiforme geralmente é clínico, com base na aparência característica das lesões cutâneas. Exames laboratoriais podem ser realizados para descartar outras condições semelhantes; e em alguns casos, uma biópsia de pele pode ser feita para confirmar o diagnóstico.
O tratamento do eritema multiforme depende da gravidade dos sintomas e da causa subjacente. Geralmente, o foco está no alívio dos sintomas e no tratamento de quaisquer infecções subjacentes ou reações a medicamentos. Isso pode incluir o uso de analgésicos para aliviar a dor, anti-histamínicos para controlar o prurido, corticosteroides tópicos ou sistêmicos para reduzir a inflamação, e tratamento específico para qualquer infecção identificada.
Em casos de eritema multiforme, é importante procurar orientação de um dermatologista ou médico de cuidados primários para avaliação, diagnóstico e tratamento adequados. Esses profissionais têm o conhecimento e a experiência necessários para gerenciar o eritema multiforme e fornecer orientações sobre cuidados adicionais e prevenção de recorrências.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o eritema multiforme com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!