Eritema Infeccioso
O eritema infeccioso é uma doença inflamatória que causa erupções avermelhadas na pele, em especial, na região das bochechas, e que afeta mais comumente as crianças e adolescentes.
O que é eritema infeccioso?
O eritema infeccioso é uma doença inflamatória que causa erupções avermelhadas na pele, em especial, na região das bochechas, e que afeta mais comumente as crianças e adolescentes.
Quais as causas do eritema infeccioso?
A inflamação do eritema infeccioso é ocasionada por um vírus que invade o corpo do paciente. O vírus do eritema infeccioso é o parvovírus B19.
Geralmente, as erupções cutâneas que caracterizam o eritema infeccioso surgem depois do período de 5 dias a 15 dias da exposição a esse vírus.
É importante ressaltar que, nem sempre, as pessoas que são expostas ao vírus vão desenvolver os sintomas característicos do eritema infeccioso.
Quais os sintomas de eritema infeccioso?
Entre os principais sintomas de eritema infeccioso, podemos destacar:
- erupções avermelhadas na pele do paciente que surgem primeiro nas bochechas, deixando elas bem coradas, e depois se espalhando pelo resto do corpo inteiro, podendo surgir até em pontos como a palma da mão;
- febre baixa;
- cansaço;
- dor no corpo;
- dor de cabeça;
- mal-estar;
- coceira;
- coriza;
- enjoo;
- diarreia;
- conjuntivite;
- articulações inchadas.
Geralmente, depois de um certo tempo, as manchas causadas pelo eritema infeccioso podem sumir, mas retornam quando o paciente sente muito frio ou passa por períodos de alto estresse. Essas manchas podem aparecer até mesmo meses depois que a infecção foi superada.
Como é o tratamento de eritema infeccioso?
Não existe um tratamento específico para o eritema infeccioso. Durante o período em que está afetado pelo vírus, o paciente recebe tratamento contra os sintomas que apresenta. São medicamentos contra a febre e a dor no corpo, por exemplo.
É recomendado que o paciente fique em repouso, mantenha-se bem hidratado e evite contato com outras pessoas, uma vez que a condição pode ser contagiosa.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.