A epilepsia é uma condição médica caracterizada pelo mau funcionamento temporário do cérebro.
A epilepsia é uma condição médica caracterizada pelo mau funcionamento temporário do cérebro, causado pela emissão incorreta de sinais, descargas ou impulsos elétricos pelos neurônios. Ela é reversível e, após algum tempo, a pessoa volta ao seu estado normal.
Em geral, a epilepsia pode ser uma condição isolada ou um indicativo de problemas no cérebro. Assim, é fundamental realizar um acompanhamento médico para investigar a causa e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Existem dois tipos de epilepsia: a parcial e a total.
Na epilepsia parcial, também conhecida como focal, a emissão incorreta de sinais se limita a uma parte do cérebro. Ela pode ser simples (sem perda de consciência) ou complexa (quando há alteração ou perda de consciência).
Já na epilepsia total ou generalizada, os dois lados do cérebro são afetados, podendo causar diferentes manifestações no paciente.
As causas da epilepsia são muitas vezes desconhecidas, mas podem estar associadas a fatores como lesões no cérebro, traumatismo craniano, febre, tumores cerebrais, infecções como a meningite, neurocisticercose, baixos níveis de açúcar no sangue e malformações congênitas.
Os sintomas de epilepsia variam de acordo com o tipo da condição; os mais comuns são:
Crises tônicas: rigidez nos músculos e quedas.
Sim, a epilepsia pode ser curada.
Normalmente, para tratar a epilepsia, o médico prescreve medicamentos que evitam as descargas anormais no cérebro. Em alguns casos, intervenções cirúrgicas podem ser recomendadas.
Diante de sintomas sugestivos de epilepsia, é importante consultar um neurologista, médico especialista no diagnóstico e no tratamento de condições que afetam o sistema nervoso.
Além da avaliação física e do histórico médico detalhado, o diagnóstico da epilepsia pode ser feito por meio de exames de imagem, como a ressonância magnética, além de testes como o eletroencefalograma.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a epilepsia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!