Epididimite
O epidídimo é um pequeno ducto que está presente no sistema reprodutor de pacientes do sexo masculino. Ele é responsável por conectar os canais deferentes aos testículos, ajudando no transporte dos espermatozoides de um lado para o outro.
O que é epididimite?
O epidídimo é um pequeno ducto que está presente no sistema reprodutor de pacientes do sexo masculino. Ele é responsável por conectar os canais deferentes aos testículos, ajudando no transporte dos espermatozoides de um lado para o outro.
Quando o paciente recebe o diagnóstico de epididimite, ele está passando por um processo de inflamação do epidídimo.
A epididimite é relativamente comum e afeta homens na faixa etária dos 18 aos 35 anos, mas também pode afetar crianças.
Quais são as causas de epididimite?
Existem muitas causas para a epididimite. Entre as mais comuns estão as doenças sexualmente transmissíveis ou as infecções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a clamídia.
Ainda, quando o organismo está combatendo outras infecções, como a tuberculose ou uma infecção urinária, por exemplo, o epidídimo também pode se inflamar e resultar na epididimite.
A epididimite também pode acontecer em crianças, sendo desencadeada por pancadas fortes na região dos testículos, por torções nos testículos ou por alterações no local.
Alterações anatômicas congênitas nos testículos e no trato urinário também podem fazer com que o paciente desenvolva a epididimite.
Circuncisão, colocação de cateteres e procedimentos cirúrgicos no pênis também podem causar a epididimite.
Por fim, levantar peso e realizar esforço excessivamente também são motivos comuns para a epididimite.
Quais são os sintomas de epididimite?
Entre os sintomas de epididimite, podemos destacar:
- febre;
- calafrios;
- dor nos testículos;
- dor geral na região da pelve;
- sensação de pressão ou de peso nos testículos;
- inchaço e vermelhidão no escroto;
- dor e quentura no escroto;
- eliminação de secreção pelo pênis;
- dor ao urinar ou durante a relação sexual;
- presença de sangue no sêmen;
- inchaço nos gânglios linfáticos da virilha.
Os sintomas começam mais leves e depois progridem rapidamente, por isso, é importante buscar ajuda médica imediata.
Nos graus mais severos de epididimite, o paciente sente tanta dor que não consegue andar ou caminhar normalmente.
Como é o tratamento de epididimite?
O tratamento da epididimite depende das causas da inflamação e da intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente.
Se foi causada por uma IST ou uma DST, é preciso tratar a doença para que a epididimite alivie e depois desapareça por completo.
O uso de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios pode aliviar a epididimite, assim como a realização de compressas com gelo e a prática do repouso para permitir a melhora e a recuperação do paciente.
Caso a epididimite seja causada por uma torção dos testículos ou por outras alterações anatômicas nos testículos ou no trato urinário, um procedimento cirúrgico de correção pode ser indicado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.