A epicondilite lateral é uma lesão caracterizada por dor na região lateral do cotovelo, também chamada de tendinite do tenista.
A epicondilite lateral é uma inflamação caracterizada por dor na região lateral do cotovelo, que se espalha para o antebraço. Também é conhecida como “cotovelo de tenista” ou “tendinite de tenista”.
A epicondilite lateral é causada por esforço físico intenso ou movimentos repetitivos cumulativos, que lesionam os tendões do cotovelo.
Apesar de ter esse nome popular relacionado à prática esportiva e ser comum em jogadores de tênis e beisebol, a doença não acomete somente essas pessoas. Trabalhadores que exercem atividades que envolvam carpintaria, ou são submetidos ao excesso de digitação, escrita ou desenho, por exemplo, também estão sujeitos a desenvolver a epicondilite lateral.
A dor causada pela epicondilite lateral concentra-se na parte externa do cotovelo, podendo irradiar. O incômodo piora quando a mão está virada com a palma para cima e durante a execução de atividades cotidianas, como girar maçanetas e escovar os dentes. Estimular continuamente o cotovelo sem tratamento pode levar a um quadro de dor mesmo em repouso.
Em grande parte dos casos, é possível que o problema desapareça espontaneamente em alguns meses.O tratamento inclui o repouso e a utilização de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, evitando as atividades repetitivas que originaram a condição.
Infiltrações com toxina botulínica, ondas de choque e fisioterapia ainda carecem de comprovação científica para se mostrarem capazes de combater a epicondilite lateral.
O médico ortopedista é o especialista ideal para cuidar da epicondilite lateral.
Como exames de imagem não são eficazes para fechar o diagnóstico de epicondilite lateral, normalmente o exame clínico é o suficiente. No consultório, o médico deverá ouvir a história do paciente e realizar alguns testes, movimentando a área afetada pela dor.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a epicondilite lateral com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!