A enxaqueca menstrual é uma condição que afeta algumas mulheres - podendo atingir até 70% das mulheres que já sofrem com enxaqueca -, ocorrendo tipicamente durante, após ou nos dias que antecedem o período menstrual
A enxaqueca menstrual é uma condição que afeta algumas mulheres – podendo atingir até 70% das mulheres que já sofrem com enxaqueca -, ocorrendo tipicamente durante, após ou nos dias que antecedem o período menstrual. Ela é caracterizada por dores de cabeça intensas e pulsáteis, geralmente em um lado da cabeça.
A enxaqueca menstrual é causada por alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Especificamente a queda dos níveis de estrogênio, que acontece pouco antes do início da menstruação, pode desencadear essa condição. Esse tipo de enxaqueca também pode ser agravado por sintomas pré-menstruais, como alterações de humor, inchaço e cansaço. Além disso, fatores como estresse e falta de sono podem aumentar a probabilidade de ocorrência.
Os sinais e sintomas de enxaqueca menstrual podem incluir:
Caso apresente sintomas de enxaqueca menstrual, é necessário procurar um médico neurologista ou ginecologista, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de enxaqueca menstrual é realizado por meio da análise do histórico médico do paciente, focando na relação entre as dores de cabeça e o ciclo menstrual. O médico pode solicitar o registro dos sintomas e do ciclo por alguns meses para confirmar o diagnóstico. Exames físicos e neurológicos também podem ser necessários para descartar outras possíveis causas.
O tratamento para enxaqueca menstrual pode envolver terapias preventivas e medicamentos para alívio imediato. A terapia preventiva pode incluir medicamentos como estrogênio, magnésio ou anti-inflamatórios não esteroides, utilizados dias antes do início do ciclo menstrual. Para alívio imediato, analgésicos, triptanos ou antieméticos podem ser administrados.
Além disso, mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios, uma dieta equilibrada e controle do estresse, também são recomendadas.
A enxaqueca menstrual pode ser evitada por meio de mudanças no estilo de vida e de medicamentos. Manter uma alimentação equilibrada, beber bastante água e evitar alimentos processados, bem como bebidas alcoólicas, pode ajudar. A prática de exercícios físicos regulares e uma boa qualidade de sono também podem ajudar.
Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar a enxaqueca menstrual, como:
A enxaqueca menstrual costuma acontecer entre dois dias antes e três dias após o início da menstruação. No entanto, pesquisadores afirmam que ela pode começar até sete dias antes da menstruação e durar até o fim do período.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a enxaqueca menstrual com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!