Enxaqueca com Aura
Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça muito intensa, que causa sintomas secundários, como sensibilidade à luz, náusea e enjoo, além de tonturas.
O que é enxaqueca com aura?
Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça muito intensa, que causa sintomas secundários, como sensibilidade à luz, náusea e enjoo, além de tonturas.
A dor de cabeça causada pela enxaqueca é bem diferente dos outros tipos de cefaleia, podendo ser localizada em apenas um ponto da cabeça e pulsante, chegando a incapacitar as atividades cotidianas do paciente.
No caso da enxaqueca com aura, antes de sentir as dores que são características da enxaqueca, o paciente apresenta alterações em sua visão, enxergando pontos brancos, flashes de luz, pontos cintilantes e outras alterações..
Por isso, por muitos médicos e pacientes, a enxaqueca com aura é descrita como um sinal de alerta para a dor de cabeça característica da enxaqueca.
Quais as causas da enxaqueca com aura?
Não se sabe, exatamente, quais são as causas da enxaqueca com aura. Alguns estudos indicam que o surgimento dessas luzes e das chamadas “auras” antes da dor de cabeça podem ser indicadores da hiperestimulação de alguns neurônios, que acontece por conta da dor.
Também existem estudos que apontam que alguns pacientes têm o surgimento de auras antes dos episódios de enxaqueca devido a tendências genéticas.
No entanto, tanto para as enxaquecas quanto para as enxaquecas com auras, sabe-se que alguns fatores podem desencadear as crises de dores. Entre eles, podemos destacar:
- alterações hormonais;
- fatores emocionais;
- desidratação;
- abuso de bebidas alcoólicas;
- estimulação sensorial excessiva, com exposição a cheiros fortes, sons altos e luzes brilhantes, por exemplo.
Quais os sintomas da enxaqueca com aura?
O principal sintoma das enxaquecas com aura são as alterações visuais que afetam a visão do paciente. Entre os fenômenos que podem ser experienciados, podemos destacar:
- flashes brilhantes, faíscas, pontos brancos cintilantes, luzes piscantes, riscos luminosos em ziguezague ou alterações brancas na visão;
- perda temporária da visão;
- pontos “cegos” que surgem na visão.
É importante ressaltar que a chamada “aura” pode acontecer antes, durante ou depois da dor de cabeça ou pode acontecer sem que o paciente sinta dor de cabeça.
Entre outros sintomas de enxaqueca com aura comumente relatados por pacientes que experienciam isso, podemos destacar:
- dormência ou formigamento que podem afetar um dos lados do corpo ou outras partes do organismo, como a língua;
- perda temporária da clareza da fala ou dificuldades de comunicação;
- fraqueza muscular;
- paralisia temporária ocular ou muscular;
- barulhos ou sons no ouvido (como apitos ou chiados);
- perda da consciência;
- dor de cabeça intensa e pulsante, podendo estar localizada em somente um dos lados da cabeça;
- náuseas e enjoos;
- tontura ou vertigem;
- sensação de estar caindo, mesmo estando parado ou deitado em um lugar;
- sensibilidade à luz;
- sensibilidade ao som;
- sensibilidade aos odores.
Como é o tratamento da enxaqueca com aura?
De modo geral, o tratamento da enxaqueca com aura é o mesmo da enxaqueca sem aura e pode ser feito por meio de medicamentos analgésicos para aliviar as dores e os sintomas causados pela crise.
Evitar estímulos e situações que podem desencadear crises são a melhor forma de prevenir as dores da enxaqueca com aura.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.