Enurese noturna
Enurese noturna é uma doença urológica que provoca a perda involuntária de urina enquanto dorme.
O que é Enurese noturna ?
Enurese noturna é uma doença urológica que provoca a perda involuntária de urina enquanto dorme. O problema é mais comum em crianças que estão deixando a fralda e aprendendo a controlar a vontade de urinar durante a noite.
As Causas Enurese estão relacionadas com seu tipo, sendo eles:
- Enurese noturna primária: quando as crianças estão saindo da fralda e ainda não aprenderam a controlar a urina
- Enurese noturna secundária: quando a criança aprendeu a se controlar por mais de seis meses e depois começou a fazer xixi na cama durante a noite novamente.
As causas ainda podem estar relacionadas com a hereditariedade, quando os dois pais apresentam o problema, a chance da criança aumenta. Além de problemas na bexiga e sono, também influenciam no aparecimento da doença.
Quais são os Sintomas da Enurese noturna ?
Os Sintomas da Enurese noturna estão relacionados com a falta de controle da urina durante o sono. O problema pode se tornar social, impossibilitando a criança de dormir na casa de amigos, por exemplo.
Enurese noturna tem cura ?
Enurese noturna tem cura. O Tratamento Enurese noturna depende da causa do problema. Se causado por outras doenças, a causa principal deve ser tratada primeiro.
Na maioria dos casos, o problema se cura de forma natural, conforme a criança cresce. É possível que os pais tenham que fazer mudanças em sua rotina, passando a dar menos líquidos para a criança antes de dormir.
Em casos mais graves, a criança precisa tomar medicamentos que inibem a urina durante a noite.
É essencial buscar a ajuda de um profissional de confiança, somente ele pode fazer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.