A enterobíase é uma doença que afeta o sistema digestivo, principalmente intestinos, que se tornam inflamados e infeccionados devido à presença de um verme.
A enterobíase é uma doença que afeta o sistema digestivo, principalmente intestinos, que se tornam inflamados e infeccionados devido à presença de um verme.
Além de enterobíase, essa doença é chamada também de oxiuríase e de helmintíase.
A enterobíase é um tipo de verminose, ou seja, uma doença que é causada por um verme. No caso específico da enterobíase, a patologia é causada pelo verme oxiúros, conhecido também pelo nome enterobius vermicularis. Esse verme se aloja no cólon e no reto dos pacientes e seus ovos costumam ser depositados próximo ao ânus do paciente, o que pode causar uma coceira forte no local.
Quando o paciente coça, ele acaba captando os pequenos ovos com as unhas e pode facilmente transmitir a enterobíase para outras pessoas, pelo contato com as mãos, ou mesmo indiretamente, devido ao compartilhamento de roupa de cama, alimentos e outros artigos. A enterobíase é especialmente comum em crianças em idade escolar.
Para alguns pacientes, a enterobíase pode ser completamente assintomática.
Outros pacientes, no entanto, sentem como principal sintoma da enterobíase a coceira ao redor do ânus causada pelo depósito de ovos do verme. Essa coceira, muitas vezes, é tão forte, que o paciente acorda no meio da noite para se coçar e sente uma forte sensação de desassossego e irritação por conta dela. Alguns pacientes, também, acabam coçando tanto o ânus que geram uma ferida no local que pode infeccionar e requerer tratamento médico.
Em pacientes do sexo feminino, pode haver relato de coceira na vagina.
Outros sintomas de enterobíase incluem:
O tratamento da enterobíase é feito por meio do uso de medicamentos que matam o verme causador da doença.
É importante ressaltar que, devido à facilidade de transmissão da doença, em famílias onde um paciente foi diagnosticado com a enterobíase, é recomendado que todos façam o tratamento com o objetivo de matar o verme causador da doença de uma vez só, sem correr o risco de reinfecções. O mesmo vale para creches e escolinhas onde houve alguém diagnosticado com a enterobíase.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.