Enjoo é a sensação desconfortável de que você vai vomitar a qualquer momento, podendo chegar a vomitar ou não. Além dessa sensação de vômito, há também um desconforto estomacal, que pode ser acompanhado também de outros sintomas secundários, como tontura e mal-estar.
Enjoo é a sensação desconfortável de que você vai vomitar a qualquer momento, podendo chegar a vomitar ou não. Além dessa sensação de vômito, há também um desconforto estomacal, que pode ser acompanhado também de outros sintomas secundários, como tontura e mal-estar.
Em alguns casos, durante o enjoo, o paciente pode inclusive apresentar movimentos reflexos de abrir a boca e colocar a língua para fora, como se estivesse prestes a vomitar mesmo, na chamada ânsia de vômito.
O enjoo pode ser um sintoma isolado ou acompanhado de outros sinais do organismo do paciente.
Ele pode melhorar sozinho ou pode precisar de intervenção médica para que seja aliviado por completo.
Existem muitas causas de enjoo. O enjoo é um dos principais sintomas da gravidez e acontece majoritariamente nos primeiros meses, devido às alterações hormonais que acompanham a gestação. Algumas pacientes deixam de sentir o enjoo após os estágios iniciais da gravidez, mas outras podem senti-lo durante toda a gestação, em uma doença que recebe o nome de hiperêmese gravídica.
Outras causas comuns de enjoo incluem:
Algumas situações também podem fazer com que o organismo sinta enjoo, por exemplo, viagens de carro ou de avião por longos períodos.
Ainda, alguns pacientes podem apresentar o enjoo como efeito colateral do uso de alguns medicamentos ou mesmo de certos tratamentos médicos, como a quimioterapia.
Além do enjoo, o paciente pode sentir também uma sensação de mal-estar, ânsia de vômito e mesmo chegar a vomitar.
O tratamento do enjoo depende de suas causas. Em alguns casos, o paciente sente essa sensação desconfortável por poucos minutos e pode melhorar após vomitar de vez.
Em outros casos, o enjoo perdura por longas horas ou dias e impede que o paciente se alimente corretamente, fazendo com que ele chegue a perder peso ou a ficar desidratado, o que pode ser arriscado, especialmente se for gestante.
Além dos tratamentos para as causas de enjoo, existem também medicamentos que aliviam esse sintoma e ajudam o paciente a se recuperar.
Para pacientes que sentem enjoo como efeito colateral de quimioterapia ou de gestação, mudanças na dieta podem ajudar a evitar a sensação.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.