Encefalocele
O que é Encefalocele?
A encefalocele é uma malformação que acontece no momento do desenvolvimento de um dos três tubos neurais, a estrutura embrionária que forma o sistema nervoso do bebê; a encefalocele é um defeito no fechamento desse tubo, causado pela presença de uma falha óssea (um espaço fica aberto no crânio) e pela saída de tecido cerebral ou meninges por esse local. O processo forma uma hérnia – espécie de bolsa – do lado externo da cabeça da criança.
O que causa a Encefalocele?
Atualmente, as causas dessa condição são desconhecidas. No entanto, muitos especialistas acreditam que existe uma série de fatores que podem ser preponderantes para o aparecimento de defeitos no tubo neural, como a radiação, hipóxia (baixa concentração de oxigênio), fatores genéticos e fatores ambientais na pré-concepção e durante a gravidez.
Quais são os sintomas de Encefalocele?
O recém-nascido que nasce com a encefalocele apresenta alguns sintomas, como:
- Hidrocefalia ou microcefalia;
- Cabeça pequena;
- Atraso no desenvolvimento motor;
- Atraso no desenvolvimento;
- Deficiência intelectual;
- Problemas de visão;
- Convulsões.
Se o bebê tiver sintomas de Encefalocele, qual médico procurar?
Caso o bebê apresente sintomas de encefalocele, é necessário procurar um médico neurocirurgião, por ser um profissional experiente e especializado em tratar doenças e lesões do sistema nervoso central, incluindo o cérebro, podendo trazer o diagnóstico preciso e indicar o tratamento correto.
Como é feito o diagnóstico de Encefalocele?
O diagnóstico de encefalocele pode ser feito ainda no pré-natal, por meio de um ultrassom obstétrico. Assim que diagnosticada a condição, o neurocirurgião, em conjunto com o obstetra, planeja o parto e a abordagem cirúrgica para a correção da lesão nos primeiros dias de vida do bebê.
Após o nascimento, o diagnóstico pode ser confirmado com uma tomografia computadorizada e/ou ressonância de crânio, para investigar melhor o conteúdo da encefalocele, ou seja, o quanto de cérebro está presente, que outras estruturas estão herniadas e se o cérebro que está dentro da encefalocele parece viável ou doente. Isso ajuda a decisão de que tipo de cirurgia será feita.
Qual é o tratamento para Encefalocele?
Embora não exista cura definitiva para a encefalocele, o tratamento varia de acordo com a gravidade do caso. Em situações mais leves, em que a protrusão cerebral é pequena e não há complicações, pode-se optar por um acompanhamento clínico, com o objetivo de monitorar a evolução da condição.
Já em casos mais graves, em que a encefalocele é grande e/ou há risco de infecção, é indicada a realização de cirurgia para corrigir a malformação e reposicionar o tecido cerebral. Além disso, é possível que seja necessário realizar tratamentos complementares, como fisioterapia e terapia ocupacional, para auxiliar na reabilitação do paciente.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a encefalocele com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: