Embolia Pulmonar
Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão.
O que é Embolia Pulmonar?
A Embolia Pulmonar é uma condição médica grave causada pelo bloqueio de uma artéria nos pulmões. Normalmente, esse bloqueio resulta de um coágulo sanguíneo que se move do sistema circulatório inferior para os pulmões. Isso pode levar à falta de oxigênio, danificando os tecidos pulmonares.
O que causa Embolia Pulmonar?
A Embolia Pulmonar se desenvolve a partir de um coágulo sanguíneo, que pode ser provocado por diversas razões, como imobilidade prolongada — que pode ocorrer em longas viagens ou recuperação pós-cirúrgica —, uso de anticoncepcionais, gravidez e pós-parto, sobrepeso, tabagismo, histórico familiar, cirurgias extensas, câncer e fraturas.
Além disso, outros fatores de risco podem causar uma Embolia Pulmonar, como:
- Idade superior a 40 anos;
- Condições médicas crônicas, como doenças pulmonares ou cardíacas;
- Cirurgias recentes;
- Infecções, como HIV, pneumonia ou COVID-19;
- Prótese de quadril ou joelho;
- Varizes.
Quais são os sintomas da Embolia Pulmonar?
Os sintomas de Embolia Pulmonar podem incluir:
- Dor repentina no peito, que vai aumentando gradualmente a intensidade;
- Falta de ar, seja em repouso ou durante atividade física;
- Ansiedade;
- Tosse que pode vir acompanhada com sangue;
- Palidez;
- Sudorese intensa;
- Tontura ou desmaio;
- Febre;
- Aumento repentino dos batimentos cardíacos;
- Pele e unhas azuladas;
- Inchaço nas pernas ou nas veias das pernas;
- Confusão mental.
Se tenho sintomas de Embolia Pulmonar, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas, é essencial procurar atendimento médico imediatamente. Posteriormente, a pessoa pode ser encaminhada a um pneumologista ou cardiologista, se necessário.
Como é feito o diagnóstico de Embolia Pulmonar?
O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos, de imagem e sanguíneos. Inicialmente, o médico realiza uma avaliação dos sintomas e do histórico do paciente. Em seguida, são realizados exames como tomografia computadorizada, que podem identificar coágulos nos pulmões, e exames de sangue para detectar a presença de substâncias que são liberadas quando ocorre um coágulo.
Além disso, em alguns casos, pode ser necessário exames como ecocardiograma, angiografia pulmonar, D-dímero e peptídeo natriurético cerebral (BNP).
Qual é o tratamento da Embolia Pulmonar?
Dependendo do caso, a Embolia Pulmonar tem cura. O tratamento é feito em ambiente hospitalar e depende do grau da doença. Alguns casos são tratados com a administração de medicamentos intravenosos para diminuir ou acabar com os coágulos.
Pacientes que não podem fazer o uso da medicação, é recomendado que coloque um “cano” na veia obstruída para aliviar a pressão nela. Casos mais graves de Embolia Pulmonar devem ser direcionados para cirurgia.
É essencial buscar a ajuda de um profissional qualificado e manter os exames sempre em dia para evitar problemas como esse.
Como prevenir a Embolia Pulmonar?
A prevenção da Embolia Pulmonar envolve a adoção de hábitos de vida saudáveis. Praticar exercícios regularmente ajuda a manter uma boa circulação sanguínea. Além disso, deve-se evitar ficar sentado ou deitado por longos períodos, especialmente durante viagens longas. Caso a pessoa tenha predisposição para coágulos sanguíneos, podem ser recomendados medicamentos anticoagulantes. Além disso, fumar aumenta o risco, então, parar de fumar é essencial.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a Embolia Pulmonar com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos necessários para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!