O edema macular diabético é uma das maiores causas de cegueira.
O edema macular diabético é uma das maiores causas de cegueira. Resultado do excesso prolongado de açúcar no sangue, fazendo com que os vasos sanguíneos oculares absorvam mais líquido, levando ao inchaço da retina e prejudicando sua função.
O tratamento para o edema macular diabético acontece de diferentes formas, dependendo do tipo e gravidade da doença que o paciente apresenta. A forma mais eficaz de tratamento visa inicialmente combater as causas do edema macular diabético, ou seja, a diabetes descontrolada e/ou a pressão arterial elevada, e, logo depois, tratar os danos oculares.
Os sintomas do edema macular diabético começam com o tempo, como com a distorção ou borramento da visão. Outros sinais do edema macular diabético são:
No edema macular diabético, os vasos sanguíneos são expostos a um excesso prolongado de açúcar no sangue em decorrência da diabetes. Com isso, os vasos do olho acumulam fluído e incham, podendo surgir novos vasos mais frágeis.
Quando as hemorragias e as gorduras afetam a mácula ocorre o edema macular diabético.
O edema macular diabético é quando a retinopatia diabética (RD) atinge a região da mácula. Não existe cura para a doença, restando apenas os esforços terapêuticos concentrados nos fatores de risco e no tratamento cirúrgico das lesões com alto risco de evolução para a perda visual.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.