Edema dos Ligamentos Interespinhosos
O edema dos ligamentos interespinhosos é uma condição médica que se refere ao inchaço desses ligamentos localizados entre as espinhas vertebrais, que possuem a função de promover estabilidade entre os ossos (vértebras).
O que é Edema dos Ligamentos Interespinhosos?
O edema dos ligamentos interespinhosos é uma condição médica que se refere ao inchaço desses ligamentos localizados entre as espinhas vertebrais, que possuem a função de promover estabilidade entre os ossos (vértebras). Sempre que houver um desequilíbrio entre demanda e musculatura nesse local, pode ocorrer o edema nos ligamentos interespinhosos.
O que causa Edema dos Ligamentos Interespinhosos?
O edema dos ligamentos interespinhosos pode ser resultado de lesões, traumas, movimento súbito ou repetitivo que sobrecarrega a coluna vertebral, má postura, sedentarismo e, muitas vezes, exercícios malconduzidos ou condições inflamatórias, causando dor e dificuldade de movimento.
Além disso, condições como artrite e degeneração discal, que levam à inflamação e inchaço, também podem provocar esse edema.
Quais são os sintomas de Edema dos Ligamentos Interespinhosos?
Os sinais e sintomas de Edema dos Ligamentos Interespinhosos podem incluir:
- Dor intensa na região lombar;
- Sensação de rigidez;
- Redução da flexibilidade;
- Inchaço e sensibilidade da área afetada;
- Desconforto ao se dobrar ou esticar.
Como esses sintomas podem ser similares a outras condições, é importante buscar o diagnóstico médico para confirmar o quadro.
Se tenho sintomas de Edema dos Ligamentos Interespinhosos, qual médico procurar?
Caso apresente sintomas de edema dos ligamentos interespinhosos, é necessário procurar um ortopedista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Edema dos Ligamentos Interespinhosos?
O diagnóstico de edema dos ligamentos interespinhosos é realizado principalmente por meio da avaliação dos sintomas, histórico médico da pessoa e de exames físicos. Após o procedimento inicial, podem ser pedidos exames de imagem, como a ressonância magnética, que pode revelar inchaço e alterações nos ligamentos. No entanto, o ortopedista também pode solicitar um raio-X e exames laboratoriais e de sangue.
Qual é o tratamento para Edema dos Ligamentos Interespinhosos?
O edema dos ligamentos interespinhosos tem cura e seu tratamento envolve fisioterapia e medicação para dor. O uso de anti-inflamatórios prescritos pelo médico pode ajudar a reduzir a inflamação e o edema. Exercícios terapêuticos fortalecem os músculos ao redor da coluna, melhorando a estabilidade e reduzindo a pressão nos ligamentos. Em situações extremas, a cirurgia pode ser necessária.
Além disso, outras medidas ajudam a aliviar a condição, como:
- Evitar a realização de esforços excessivos;
- Realizar o fortalecimento da musculatura;
- Realizar massagens específicas para a região;
- Perda de peso, no caso de quem estiver obeso ou com sobrepeso;
- Realizar ergonomia correta diariamente;
- Ter uma melhor postura ao dormir e, se necessário, trocar de colchão.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o edema dos ligamentos interespinhosos com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada