O edema de Reinke é caracterizado pelo acúmulo de um líquido espesso no espaço de Reinke, localizado na laringe, o que dá às pregas vocais um aspecto gelatinoso.
O edema de Reinke é caracterizado pelo acúmulo de um líquido espesso no espaço de Reinke, localizado na laringe, o que dá às pregas vocais um aspecto gelatinoso. A doença está relacionada ao hábito de fumar e ao refluxo gastroesofágico.
Voz mais grave e baixa são os sintomas mais frequentes da condição.
Ainda não se sabe o motivo exato, mas o edema de Reinke costuma acometer as mulheres com mais frequência.
É preciso que o paciente corrija os fatores desencadeantes do problema. Nesse sentido, é necessária a cessação do tabagismo e o controle de ingestão da cafeína, que, em conjunto com o cigarro, facilita o aparecimento do refluxo esofágico.
O otorrinolaringologista é o especialista mais indicado para cuidar do edema de Reinke e recomendar tratamentos específicos para o seu caso, se for necessário.
Essa questão ainda não foi amplamente explorada pelos cientistas. Alguns estudos apontam para a influência do problema no aparecimento de lesões pré-cancerígenas, enquanto outros não encontram relação entre as duas condições.
De qualquer maneira, evitar o tabagismo pode servir como uma forma de prevenção a essa e outras doenças, como o câncer de pulmão e a ocorrência do infarto, por exemplo.
A Rede conta com um Programa de Cessação do Tabagismo. Nele, você terá acesso a uma estrutura de alto padrão, equipes multidisciplinares e especialistas renomados para realizar avaliações clínicas, programas terapêuticos e muito mais. Saiba mais em: rededor.com.br.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo