O edema de glote é uma condição médica séria que envolve o inchaço da glote, a parte da laringe que contém as cordas vocais. Esse inchaço pode bloquear parcial ou completamente a via aérea, dificultando a respiração e requerendo atendimento imediato.
O edema de glote é geralmente causado por reações alérgicas, infecções bacterianas, inalação de substâncias irritantes ou virais, picadas de inseto, alterações de temperatura, predisposição genética, lesões na garganta ou refluxo gastroesofágico.
Os principais sinais e sintomas de edema de glote podem incluir:
Caso apresente sintomas de edema de glote, é necessário procurar um médico alergologista, otorrinolaringologista ou um clínico geral, profissionais capazes de chegar ao diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de edema de glote é feito por uma análise clínica, considerando sintomas como dificuldade para respirar, voz rouca e tosse. Para confirmar o diagnóstico, podem ser feitos exames como a laringoscopia, que permite visualizar a glote e suas estruturas adjacentes. Em casos graves, uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode ser necessária.
O tratamento para edema de glote geralmente envolve a administração de medicamentos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço. Emergencialmente, pode ser necessário um procedimento chamado intubação, para manter as vias aéreas abertas. Em casos graves, uma traqueostomia pode ser realizada. Além disso, evitar fatores desencadeantes como fumaça de cigarro e alérgenos é essencial. Sempre consulte um médico para obter o diagnóstico e tratamento adequados.
A duração do edema de glote varia dependendo do tratamento e da resposta individual da pessoa, podendo durar várias horas e até dias. A recuperação completa pode levar semanas.
O edema de glote pode ser identificado por sintomas como dificuldade para respirar, voz rouca e sensação de asfixia. Em casos graves, pode haver estridor inspiratório.
Pelo fato do edema de glote requerer emergência médica e cuidados imediatos, algumas medidas podem ser necessárias para fazer os primeiros socorros, entre elas:
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o edema de glote com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo