Edema
O que é edema?
Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.
Existem diferentes tipos de edema, sendo que alguns podem ser mais graves, como o edema cerebral. Nele, há um acúmulo de líquidos no cérebro, seja em uma determinada área, seja em todo o órgão. Esse acúmulo pode ocasionar um aumento da pressão intracraniana, gerando sintomas diversos e causando até mesmo risco de morte.
No edema pulmonar, o alvo do acúmulo é o pulmão do paciente, podendo ou não estar associado a outras doenças do coração e causando uma insuficiência respiratória, enquanto o edema de glote afeta a glote, uma pequena estrutura localizada na garganta que impede a passagem de alimentos para o pulmão. Quando uma pessoa alérgica ingere algum alérgeno, a glote sofre um enema e fica totalmente inchada, impedindo que o indivíduo respire normalmente.
No edema periférico, a pessoa apresenta um inchaço nos membros e áreas como tornozelos, pés e mãos. É bastante comum, em especial, ao final do dia.
Por fim, um dos tipos mais raros é o edema ósseo. Ele acontece em algum osso do corpo humano que sofreu algum tipo de baque, como uma fratura, por exemplo.
Quais são as causas do edema?
Um edema pode acontecer por diversos motivos, que vão desde o enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos, fazendo com que certos líquidos escapem dos vasos por meio de um processo de osmose, a até mesmo serem o resultado direto de um consumo excessivo de alimentos com sódio, causando uma retenção de líquido.
O edema pode atingir um único ponto do corpo, como pés, mãos e braços, ou pode ser generalizado
É importante ficar atento à ocorrência de edemas já que eles podem ser um sinal de que algo não vai bem no corpo, surgindo até mesmo como um sintoma de insuficiência renal e também cardíaca.
Quais são os sintomas do edema?
O edema pode ser evidenciado como um inchaço visível em partes do corpo como pés, mãos e braços ou ser, até mesmo, generalizado, acontecendo em todo o corpo do indivíduo e sendo mais difícil de ser percebido. No entanto, em alguns casos, o edema não se baseia em sinais físicos.
O edema tem cura?
Sim, desde que a causa para o surgimento do edema seja descoberta o mais rápido possível. Dessa forma, é fundamental procurar um médico assim que qualquer um dos sintomas relacionados a essa condição forem identificados para realizar exames complementares que identifiquem a causa.
Quais são as formas de tratamento do edema?
O tratamento do edema é individualizado e tem como foco eliminar a sua causa.
Em alguns casos, o médico especialista pode indicar repouso, elevação do membro afetado acima do nível do coração e redução da quantidade de sal consumida, além de receitar remédios diuréticos para auxiliar na liberação do líquido por meio da urina.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por seis estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico do edema e de condições diversas.