Eczema
Eczema é a inflamação da pele com sintomas de coceira, vermelhidão e descamação.
O que é eczema?
Eczema é a inflamação da pele com sintomas de coceira, vermelhidão e descamação.
Existem diferentes tipos de eczema, que variam de acordo com estadiamento da doença e o agente causal.
Em geral, o eczema pode ser agudo, se em curto período de tempo, ou crônico, com o paciente nunca apresentando uma cura total dessa inflamação na pele.
O eczema é mais comum em crianças, mas também pode surgir em profissionais que usam a água constantemente no dia a dia, como profissionais da limpeza ou da área da saúde.
Quais são as causas e os tipos de eczema?
As causas de eczema são variadas e são os diferentes agentes causadores do eczema que fazem com que essa dermatite seja dividida em diferentes subtipos.
De modo geral, os eczemas podem ser:
- eczema medicamentoso: nesse caso, o paciente apresenta o eczema como um efeito colateral de uma medicação.
- eczema de contato: surge como reação alérgica a alguma substância que entrou em contato com a pele do paciente, como tecido sintético ou produto de beleza.
- eczema atópico: nesse caso, o eczema surge em pacientes que possuem outras doenças respiratórias, como a rinite e a asma.
- eczema numular: eczema que surge como consequência do ressecamento excessivo da pele do paciente, que pode ser causado por exposição ao frio ou pelo uso de água muito quente.
- eczema de estase: causado por problemas circulatórios que impedem a livre circulação do sangue na região diretamente abaixo da pele. É mais comum nas pernas ou na parte inferior do corpo.
- eczema disidrótico: pode ser desencadeado pelo suor ou por micoses.
- eczemas esfoliativos: pode surgir por outras doenças como linfomas e leucemias e também pelo uso de alguns medicamentos fortes, como antibióticos.
Quais os sinais de eczema?
Os sintomas de eczema variam de acordo com o tipo que o paciente possui, mas de modo geral, os sinais de eczema incluem:
- coceira intensa;
- manchas avermelhadas;
- descamação;
- surgimento de bolhas de água;
- aspereza ou ressecamento;
- rachaduras na pele;
- inchaço na pele;
- feridas e úlcera;
- maior sensibilidade ao usar produtos de limpeza ou de beleza.
Como é o tratamento de eczema?
O tratamento do eczema envolve o uso de medicamentos que aliviam alguns dos sintomas e ajudam a proteger a pele e a mantê-la hidratada.
Ainda, o eczema também pode ser tratado cuidando da doença primária que fez com que a inflamação da pele se manifestasse.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.