Ebola é uma doença que também pode ser chamada de Febre Hemorrágica Ebola ou de doença por vírus ebola, sendo que ela possui altas taxas de letalidade e é capaz de levar um indivíduo ao óbito ou deixá-lo com severas sequelas.
Atualmente, existem quatro variedades do vírus ebola que são capazes de causar sintomas diversos. Ainda não houve casos de ebola no Brasil, uma doença comum na África subsaariana e que pode ser trazida para cá por meio de indivíduos que viajaram até a região.
O ebola é transmitido por meio do contato com indivíduos que foram infectados pela doença. Qualquer tipo de secreção, fluido ou tecido de uma pessoa com ebola é capaz de transmitir a doença e até mesmo cadáveres podem ser infecciosos para outros seres humanos.
Os sintomas de ebola se iniciam de forma similar a uma gripe e depois evoluem progressivamente, apresentando, inclusive, uma fase hemorrágica.
Entre os sintomas de ebola podemos destacar:
– febre;
– dor de cabeça;
– diarreia;
– náuseas e vômitos;
– dor abdominal;
– dores nas articulações;
– dor ao engolir alimentos e água;
– perda do apetite;
– cansaço e fraqueza extremos; e
– falta de ar.
Na fase hemorrágica, a pessoa pode apresentar sangramentos constantes na mucosa da boca, na gengiva e no nariz, além de sangue que pode ser encontrado em locais como o vômito, a urina e as fezes.
O ebola não tem cura e ainda não existem vacinas que combatam a proliferação desse vírus.
O tratamento do ebola visa evitar que a doença evolua, por meio de cuidados paliativos que envolvem manter a pessoa bem hidratada e afastada do contato com outros indivíduos.
As taxas de mortalidade do ebola são altas, mas há casos de pessoas que sofreram da doença e sobreviveram sem maiores problemas.
A Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência por ano, além de possuir mais de 5 mil leitos para internação de pacientes que necessitam de cuidados dedicados. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. Marque a sua consulta.