Dormencia
O que é dormência?
Dormência é a estranha sensação de que não sentimos corretamente uma determinada parte do corpo. É como se não conseguíssemos movimentar, e como se as sensações ficassem alteradas, difícil até mesmo sentir o toque de outra pessoa naquela região do corpo.
Muitas vezes, a dormência vem acompanhada de outros sintomas, como o formigamento, sensação estranha como se milhares formigas estivessem caminhando naquela região, e também da sensação de fraqueza.
De modo geral, a dormência acontece como consequência da compressão de ramos do sistema nervoso que são responsáveis por levar informações do cérebro ao resto do corpo.
Tal compressão pode acontecer, por exemplo, como consequência de postura incorreta. É comum sentir dormência, por exemplo, após ficar longos períodos sentados, ou deitado sobre o ombro ou braço.
No entanto, é preciso observar se a dormência se torna frequente, podendo ser sinal de doenças mais graves, com dano em nervos cuja repercussão é a dormência.
É o caso, por exemplo, da hérnia de disco. Indivíduos com hérnia de disco podem apresentar dormência nas mãos e braços como principais sinais, ao invés da esperada dor nas costas.
A síndrome do túnel do carpo e a tendinite são doenças que também podem causar dormência nos dedos, por exemplo.
Deficiência de vitamina B12 e tiamina são causas comum de sensação de dormência, assim como outras doenças, tais como diabetes.
Pacientes com síndrome de guillain-barré e esclerose múltipla também podem apresentar dormência no corpo.
A dormência na língua também é relatada, especialmente após a realização de um tratamento odontológico, por exemplo. Aqui relacionada ao uso específico do anestésico para eliminar a dor e conduzir o tratamento.
Já a dormência no braço esquerdo deve ser observada com critério, e especial atenção, para pacientes que apresentam outros sintomas, como suor frio, fraqueza e tontura, sinais clássicos de infarto agudo do miocárdio.
Ao sentir uma sensação de dormência, lembre-se de checar a postura. Trabalhar por muitas horas pode causar dormência em determinadas regiões, Lembre-se de fazer curtas caminhadas e alongamentos para evitar a dormência.
Se você apresenta dormência frequente, associada ou não a outros sintomas, talvez seja interessante consultar o médico para investigar o que está acontecendo e o porquê da sensação de dormência.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.