Dor nos Testículos
Dor nos testículos é o nome do sintoma que atinge a bolsa escrotal, que circunda e protege os testículos. Por serem órgãos muito sensíveis, podem ficar doloridos por traumas ou pequenas inflamações, podendo durar horas ou dias.
O que é dor nos testículos?
Dor nos testículos é o nome do sintoma que atinge a bolsa escrotal, que circunda e protege os testículos. Por serem órgãos muito sensíveis, podem ficar doloridos por traumas ou pequenas inflamações, podendo durar horas ou dias. O problema pode acometer homens de qualquer idade, de recém-nascidos a idosos, de forma crônica ou aguda.
Quais são as causas da dor nos testículos?
As causas da dor nos testículos podem ser diversas por conta de sua anatomia ao não ficarem soltos dentro do saco escrotal, mas sim por serem suspensos pelo cordão espermático, que nada mais é que uma espécie de cordão que nasce dentro do abdômen e contém em seu interior nervos, vasos sanguíneos, o canal deferente (que realiza o transporte dos espermatozoides) e o músculo cremaster, responsável direto pela movimentação involuntária do testículos.
No entanto, as causas mais comuns são:
- torção;
- infecção;
- trauma;
- infecção;
- hérnia.
Casos mais graves de dor nos testículos podem estar relacionados com câncer, sendo uma preocupação para maioria dos pacientes embora não seja uma causa comum para as dores, já que corresponde para apenas 1% de todos os casos da doença no sexo masculino.
Quais são os sintomas da dor nos testículos?
Os sintomas da dor nos testículos que requerem atenção:
- dor intensa na região;
- inchaço;
- bolhas;
- coloração diferente na região;
- febre;
- dificuldade de respirar;
- suor;
- tontura.
Como é o diagnóstico e o tratamento para quem tem dor nos testículos?
Todo e qualquer diagnóstico pode variar de acordo com o problema, bem como o tratamento.
- A varicocele ocorre quando uma dilatação das veias do testículo – mais frequentemente no testículo esquerdo –, mas que também pode afetar apenas o direito ou ambos. Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona. Pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia caso a dor não passe, para fazer reparos nas veias afetadas e o sangue circule pelos vasos saudáveis.
- A hérnia inguinal é muito comum em crianças e jovens adultos na faixa etária até 25 anos. Pode ocorrer quando parte do intestino ou outro conteúdo abdominal passa por um local enfraquecido dos músculos, entrando no saco escrotal e causando inchaço e dor constante, podendo agravar ao fazer exercícios. A única forma de tratamento existente é a cirurgia para recolocar o intestino no local correto e fazer o reforço muscular abdominal.
- Outra causa bem conhecida é a epididimite, que ocorrendo a inflamação do epidídimo por vírus ou bactéria, traz os sintomas de dores intensas acompanhadas de febre com calafrios, vermelhidão e inchaço do testículo. Neste caso é necessário consultar o urologista para avaliar se é preciso o uso de antibióticos.
- Já a torção do testículo é uma situação de emergência e que provoca uma dor muito intensa, embora tenha registros de que essa torção não acontece completamente, com o homem podendo apresentar um quadro clínico de desconforto e de dor constante conforme os movimentos. É importante ir rapidamente ao pronto-socorro para confirmar o diagnóstico e fazer a cirurgia para recolocar o testículo no local correto.
- A inflamação da próstata é mais conhecida como prostatite, tendo os sintomas como dor ao urinar, dor perineal, febre e sensação de não conseguir fazer o esvaziamento da bexiga. Porém, é comum sentir dor nos testículos, que piora ao palpar a região. Para o tratamento é importante se consultar com um urologista para receitar antibióticos, embora uma boa maneira de aliviar o problema é fazer banhos de assento com água morna por 15 minutos.
- Comum na vida dos brasileiros, a caxumba também pode afetar os testículos pelo fato do vírus conseguir se deslocar ao escroto, provocando inflamação e dor. Geralmente são usados antiinflamatórios e analgésicos para aliviar os sintomas, sem deixar de beber água e repousar para ajudar na eliminação do vírus.
Dor nos testículos tem cura?
Dor nos testículos tem cura, depende da causa da doença. Somente médicos experientes, urologistas, podem avaliar e promover o melhor tratamento para a dor nos testículos.
A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.