Dor nos testículos é o nome do sintoma que atinge a bolsa escrotal, que circunda e protege os testículos. Por serem órgãos muito sensíveis, podem ficar doloridos por traumas ou pequenas inflamações, podendo durar horas ou dias.
Dor nos testículos é o nome do sintoma que atinge a bolsa escrotal, que circunda e protege os testículos. Por serem órgãos muito sensíveis, podem ficar doloridos por traumas ou pequenas inflamações, podendo durar horas ou dias. O problema pode acometer homens de qualquer idade, de recém-nascidos a idosos, de forma crônica ou aguda.
As causas da dor nos testículos podem ser diversas por conta de sua anatomia ao não ficarem soltos dentro do saco escrotal, mas sim por serem suspensos pelo cordão espermático, que nada mais é que uma espécie de cordão que nasce dentro do abdômen e contém em seu interior nervos, vasos sanguíneos, o canal deferente (que realiza o transporte dos espermatozoides) e o músculo cremaster, responsável direto pela movimentação involuntária do testículos.
No entanto, as causas mais comuns são:
Casos mais graves de dor nos testículos podem estar relacionados com câncer, sendo uma preocupação para maioria dos pacientes embora não seja uma causa comum para as dores, já que corresponde para apenas 1% de todos os casos da doença no sexo masculino.
Os sintomas da dor nos testículos que requerem atenção:
Como é o diagnóstico e o tratamento para quem tem dor nos testículos?
Todo e qualquer diagnóstico pode variar de acordo com o problema, bem como o tratamento.
Dor nos testículos tem cura, depende da causa da doença. Somente médicos experientes, urologistas, podem avaliar e promover o melhor tratamento para a dor nos testículos.
A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.