Devido à sua localização na região central do abdômen, o umbigo é uma parte do corpo que, quando dói, pode ser um sintoma de uma série de doenças e situações médicas que podem ou não requerer a atenção imediata do paciente e de seu médico.
Devido à sua localização na região central do abdômen, o umbigo é uma parte do corpo que, quando dói, pode ser um sintoma de uma série de doenças e situações médicas que podem ou não requerer a atenção imediata do paciente e de seu médico.
A dor no umbigo pode ser em toda a região ou pode se concentrar em determinados pontos, como atrás do umbigo ou até mesmo em seu redor, ficando localizada nas paredes do umbigo.
Ainda, essa dor no umbigo pode se manifestar por meio de pontadas ou uma dor constante.
Existem várias doenças e situações médicas cujos sintomas podem se manifestar por meio da dor de umbigo.
É o caso da apendicite, cuja dor pode se iniciar como sendo uma dor localizada no umbigo para depois se expandir pela porção inferior do abdômen, tornando-se uma dor mais intensa e generalizada.
Durante a gestação, mulheres grávidas também podem sentir muito desconforto no umbigo, seja devido ao crescimento da barriga ou por conta do surgimento de hérnias umbilicais, que também podem acontecer em pacientes que não estão gestantes.
Cólicas e o período menstrual também são uma causa comum de dor no umbigo, afetando pacientes e surgindo com intensidade variada.
Outras doenças e situações que podem também fazer com que a dor no umbigo aconteça incluem:
Em alguns casos, a dor no umbigo passa sem que haja a necessidade de fazer o uso de medicamentos ou de um tratamento específico para ela.
No entanto, é preciso procurar ajuda médica se a dor no umbigo for muito intensa ou vier acompanhada de outros sintomas, como:
O tratamento da dor no umbigo vai depender do que está causando este sintoma. Em alguns casos, como em infecções intestinais, ela pode passar sozinha, sem que se tenha a necessidade de fazer o uso de medicamentos.
Para dores no umbigo que são causadas por infecções na urina, pode ser necessário fazer o uso de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios, por exemplo.
No caso de apendicites e de hérnias umbilicais, o paciente pode ter que fazer um procedimento cirúrgico para tratar a doença e, assim, parar de sentir dor no umbigo.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.