A dor no punho resulta de lesão ou disfunção nos ossos, ligamentos ou tendões que afetam a capacidade de utilizar o punho ou a mão.
A dor no punho pode ser decorrente de algumas situações, entre elas:
Os sintomas da dor no punho podem variar dependendo da causa, do nível de intensidade e de onde se localiza. Ela pode ser localizada a nível do punho ou irradiar para o braço e para a mão. Pode surgir em repouso ou com movimentos.
Os sintomas decorrentes de um episódio traumático podem incluir inchaço, equimose e limitação da mobilidade. A dormência e a perda de força são sintomas que frequentemente surgem também quando a dor se deve à síndrome do túnel cárpico.
A rigidez articular, a dificuldade em manusear objetos ou a crepitação articular também são sintomas que podem acompanhar a dor no punho em determinadas patologias.
A dor no punho tem cura e o tratamento depende da causa da dor e de sua gravidade. Entre as formas de tratamento, incluem-se: repouso e analgésicos; medicamentos anti-inflamatórios; infiltrações locais e, em casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia. Medidas preventivas também podem ser tomadas para evitar a dor no punho, como o uso de equipamento de proteção em desportos de alto risco, a utilização de teclados ergonômicos e a manutenção do punho em posição neutra.
Se houver sintomas de dor no punho, um médico ortopedista especialista em mãos é o profissional indicado para identificar a causa e recomendar o tratamento adequado.
É importante a realização de um exame clínico atento e completo para a avaliação das hipóteses diagnósticas e a orientação do tipo de exames auxiliares de diagnóstico indicados para cada caso.
Os exames que são capazes de confirmar o quadro e identificar a causa da dor no punho são os exames de radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a dor no punho com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!