Dor no nervo ciático
O que pode causar dor no nervo ciático?
Localizado entre o fim da coluna lombar e os pés, o nervo ciático é considerado o maior nervo do corpo humano. Esta estrutura tem como função controlar músculos e articulações por toda a área em que se estende: quadris, joelhos, tornozelos, pernas e pés.
As dores no nervo ciático são causadas por inflamações e compressões, oriundas de:
- Hérnias de disco;
- Contração excessiva dos glúteos, como no caso de esportistas;
- Idade avançada;
- Desalinhamento de alguma das vértebras;
- Alterações musculares ou articulares;
- Tumores.
Como é a dor no nervo ciático?
A dor no nervo ciático se manifesta por meio de:
- Dor ou pontadas no fim das costas, glúteos e pernas;
- Sensação de choque, dormência ou formigamento na região;
- Peso ou dificuldades para andar em apenas uma das pernas;
- Piora da dor quando se está sentado ou de pé.
Dor no nervo ciático tem cura?
Com o tratamento, a dor no nervo ciático tende a melhorar. O procedimento conservador inclui sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, massagens realizadas por profissionais, exercícios de fortalecimento muscular e utilização de compressas mornas. Além disso, infiltrações de medicamentos na região também podem ser eficazes. Em alguns casos, é necessário realizar uma cirurgia na coluna, principalmente se a causa da dor for uma hérnia de disco que precisa ser removida.
Se tenho dor no nervo ciático, que médico devo procurar?
O médico ideal para cuidar desse tipo de problema é o ortopedista, mas profissionais como neurologistas e fisioterapeutas podem exercer um papel fundamental para a recuperação do paciente, a depender do caso.
O que é bom para a dor no nervo ciático?
Além de realizar o tratamento corretamente, para evitar novas crises, o paciente deve praticar exercícios físicos de acordo com sua capacidade, realizar alongamentos e evitar pegar excesso de peso. Estar dentro do peso ideal para a altura também pode contribuir para o alívio da dor.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!