O calcanhar é uma das mais delicadas regiões do corpo. Responsável por ligar os pés e as pernas, ele possui ossos, tendões e músculos que permitem o ato de ficar em pé, caminhar e correr, por exemplo.
O calcanhar é uma das mais delicadas regiões do corpo. Responsável por ligar os pés e as pernas, ele possui ossos, tendões e músculos que permitem o ato de ficar em pé, caminhar e correr, por exemplo.
Existem uma série de motivos que podem causar dor no calcanhar, que vão desde torções, fascite plantar e esporão do calcâneo a processos inflamatórios e fraturas.
A principal causa de dor no calcanhar é a entorse do tornozelo. Quando o paciente pisa em falso, sofre uma queda ou, por algum motivo, realiza um movimento incorreto com o tornozelo, ele pode machucar o calcanhar, causando dor no local.
Já o esporão do calcâneo é uma doença que afeta especificamente o osso calcâneo. Nessa condição, o osso sofre um crescimento anormal e excessivo, formando como se fosse uma ponta adicional que causa muita dor e incômodo ao caminhar.
A fascite plantar, por sua vez, também pode causar dor no calcanhar porque faz com que o paciente tenha uma inflamação de estruturas que acompanham os músculos e tendões.
Por fim, a doença de sever é comum em crianças e adolescentes. Nessa condição, há uma inflamação no osso do calcâneo, mais especificamente, na placa de crescimento do osso, provavelmente causada por microfraturas de estresse no calcanhar de aquiles.
Outras causas comuns de dor no calcanhar incluem ainda: fraturas, traumas, pé chato, bursites, excesso de peso e uso excessivo de sapatos de salto alto ou com solas inadequadas.
O principal sinal de dor no calcanhar é a sensação de dor ou incômodo contínuo ou intermitente (quando o paciente se movimenta de certa forma, por exemplo) que afeta o calcanhar.
O paciente com dor no calcanhar pode apresentar também:
O tratamento de dor no calcanhar depende da doença que está causando este sintoma.
O tratamento para dor no calcanhar pode envolver, por exemplo, imobilização do local, sessões de fisioterapia ou de acupuntura e uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios.
A troca dos calçados por opções mais apropriadas e confortáveis para o calcanhar também pode ser uma opção para aliviar a dor no calcanhar, assim como procedimentos cirúrgicos e imobilização, nos casos que envolvem fraturas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo