As articulações são parte da anatomia do corpo humano. Elas são definidas como os pontos do esqueleto em que um osso encontra outro para permitir a mobilidade.
É o caso, por exemplo, dos joelhos. Além dos ossos, essa articulação é formada por um disco gelatinoso, o menisco, e também tendões que permitem caminhar, correr, ajoelhar e movimentar-se de modo geral. Com tanta versatilidade, é comum a dor nas articulações do joelho.
O mesmo vale para as mãos, sendo que cada dedo é composto por quatro ossos (carpo, metacarpo e duas falanges). Juntamente com os tendões e os músculos, é comum a dor nas articulações das mãos.
Outras articulações que costumam causar dor nos pacientes são as dos ombros e dos cotovelos.
Uma grande variedade de condições médicas pode causar dor nas articulações. Essa dor pode ser localizada em um ponto da articulação, irradiando-se para outras partes do corpo, caracterizando uma tendinite ou uma fascite, ou se localizar na própria articulação, podendo ser uma condição como a artrite, um quadro inflamatório que, quando acontece, ocasiona a dor na articulação.
A síndrome do túnel do carpo é uma condição que costuma causar dor nas articulações dos dedos da mão, por exemplo.
Para obter um diagnóstico preciso para a dor nas articulações, é preciso consultar-se com um médico ortopedista, que fará avaliações e testes complementares para determinar as causas da dor nas articulações.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.