Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.
A dor na costela é causada por pancadas, como em acidentes de trânsito, ou em esportes de mais contato e mais violentos, como MMA, Muay Thai, Rugby etc. No entanto, se a dor na costela aparecer sem motivo, o paciente deve ficar mais atento e procurar um médico. Se a dor perdurar por mais de dois dias, isso pode ser sinal de costocondrite (inflamação na cartilagem), pleurisia (inflamação na pleura), fibromialgia (dor crônica), embolia pulmonar ou câncer. Em alguns casos, quem infarta pode sentir bastante dor na costela também.
Dor na costela é um sintoma.
Para tratar a dor na costela, deve-se identificar a causa da dor. O médico saberá qual a melhor forma de tratamento, mas geralmente dores na costela incomodam muito e o repouso em uma posição confortável é imprescindível.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.