Os músculos são tecidos responsáveis pela sustentação e movimentação, que estão presentes por todo o corpo. Se os músculos causam dor e incômodo quando o paciente está parado ou em movimento, ele pode estar sentindo dor muscular.
Os músculos são tecidos responsáveis pela sustentação e movimentação, que estão presentes por todo o corpo. Se os músculos causam dor e incômodo quando o paciente está parado ou em movimento, ele pode estar sentindo dor muscular.
Na grande maioria dos casos, a dor muscular é consequência da realização de atividades físicas mais intensas ou de movimentos que são realizados de forma incorreta, muito bruscamente ou sem o devido aquecimento. Torções e distensões também são causadoras da dor nos músculos.
A dor muscular nem sempre exige uma atenção médica, sendo que em alguns casos, após alguns dias, os músculos se recuperam do esforço e o paciente para de sentir dor muscular e recupera sua mobilidade.
No entanto, a dor muscular pode ser um sintoma que acompanha outras doenças, como a fibromialgia, infecções causadas por vírus e bactérias e doenças reumáticas. A dor muscular é chamada também de mialgia.
A dor muscular geralmente é causada pela torção dos músculos devido à realização de esforço e atividade física, ou quando o paciente estende excessivamente os músculos, a ponto de romper as fibras que compõem esse tecido, na chamada distensão.
Existem dores musculares que são causadas por pancadas ou compressões nos músculos, como as que acontecem quando o paciente sofre uma queda ou algum tipo de acidente doméstico com trauma.
Dores musculares também podem ser causadas quando o paciente sofre de estresse, tensão e ansiedade. Algumas pessoas tencionam inconscientemente alguns músculos, especialmente na região dos ombros, o que pode resultar em dor muscular.
Em termos de doenças que podem causar dor muscular, a fibromialgia é um dos principais exemplos. Na fibromialgia, o paciente sente dor muscular acompanhada de fraqueza nos músculos e cansaço.
Já algumas infecções causadas por vírus e bactérias, como a gripe e a dengue, por exemplo, também podem causar dor muscular como consequência.
Alterações que afetam a tireoide, como o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e o hiperparatireoidismo também podem causar a dor muscular, assim como miosites autoimunes e outras doenças reumáticas.
O principal sintoma de dor muscular é a dor ou incômodo em uma determinada região do corpo ou mesmo uma dor mais sistêmica e generalizada.
A dor pode ser uma sensação de queimação e ardência ou de pontada no músculo, ou ainda uma sensação de peso no local, como se ele estivesse mais enrijecido ou sensível ao toque.
Em alguns casos, por conta da dor muscular, o paciente pode ter sua capacidade de movimentação limitada, ficando incapacitado por um certo período de realizar certos exercícios e movimentos.
O tratamento de dor muscular depende de suas causas. Alguns casos são resolvidos por meio de medicamentos que tratam a inflamação muscular ou relaxam os músculos para aliviar os sintomas.
Pacientes com doenças crônicas, como a fibromialgia, ou com dores musculares devido à ansiedade e estresse podem receber a recomendação de fazer exercícios físicos com a devida orientação de um profissional, para que as dores não sejam tão intensas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.