A respiração é uma atividade autônoma e independe de nossa vontade. Respiramos acordados ou dormindo sem perceber. Nos damos conta somente se prestarmos atenção nela, como na meditação ou durante exercício físico.
Assim, queixas de dor ao respirar sugerem sintomas que podem indicar doença grave, dor que por vezes está presente em todo o tórax, no dorso ou ainda localizada.
Uma simples dor no peito ao respirar pode representar sintoma apenas da presença de gases; já casos de níveis elevados de estresse podem indicar ataque de pânico também sentido como dor no peito ao respirar.
Outras doenças que afetam o pulmão, como asma e bronquite, também podem causar dor ao respirar, na crise. Em alguns casos, o pulmão entra em colapso e deixa de funcionar, como no pneumotórax. Aqui, além de dor ao respirar, há muita dor no peito e se torna difícil inalar ar suficiente.
A pleurite, por exemplo, causa inflamação da membrana que reveste o pulmão (pleura), cujo sintoma também é a dor ao respirar.
Este sintoma também pode estar relacionado aos músculos. Traumas na região dorsal, costas ou por exemplo estiramento de músculos do peitoral, podem causar dor toda vez que há movimentação nessa região, por exemplo desconforto ao respirar.
Atenção ainda aos sintomas de infarto do miocárdio que deve ser lembrado, em especial se o indivíduo tem dor ao respirar e outros sintomas como sudorese fria, tontura, náusea, vômitos, desmaios, e se a dor irradia para o braço esquerdo. Em casos de emergência, busque imediatamente um PRONTO-SOCORRO, OU PRONTO ATENDIMENTO para obter um diagnóstico mais preciso e correto da dor torácica.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.