A doença hepática é uma condição que pode ser herdada (genética) ou causada por uma variedade de fatores que danificam o fígado. A doença hepática, se não for tratada, pode levar à insuficiência hepática, uma condição com risco de vida.
A doença hepática pode ser causada por fatores genéticos ou outros fatores de risco. Entre os fatores de risco potencialmente causadores de doença hepática, incluem-se: abscesso hepático amébico e piogênico; atresia biliar, câncer de fígado, carcinoma hepatocelular, cirrose, coccidioidomicose disseminada, colangite esclerosante, colestase induzida por drogas, doença de Wilson, doença hepática alcoólica, encefalopatia hepática, hemocromatose, hepatite autoimune, hepatites A, B, C e D; hepatomegalia, manchas hepáticas e metástase hepática.
Entre os sintomas da doença hepática, incluem-se: pele e os olhos amarelados (icterícia), dores abdominais e inchaço nas pernas e tornozelos; coceira na pele, urina escura, fezes claras ou esbranquiçadas, náuseas, vômitos e fadiga crônica; perda de apetite e machucar-se com facilidade.
Doença hepática tem cura, mas muitas vezes o tratamento e a prevenção continuam por toda a vida. O tratamento é feito pelo uso de fármacos antimicóticos, anti-inflamatórios não esteróides e benzodiazepinas. Beber com moderação, usar camisinha, não compartilhar seringas, vacinar-se contra as hepatites, praticar atividades físicas e não fumar são algumas ações preventivas que ajudam a prevenir doenças hepáticas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.