Doença do Beijo
O que é a Doença do Beijo?
A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), transmitido principalmente pelo contato direto com a saliva infectada.
Uma vez contaminado pelo EBV, o paciente permanece com o vírus por toda a vida, podendo transmiti-lo a outras pessoas mesmo sem apresentar os sintomas da mononucleose.
Atualmente, acredita-se que o EBV seja um fator de risco para outras condições de saúde, como lúpus, esclerose múltipla e diabetes.
Quais são as formas de transmissão da Doença do Beijo?
Como dito anteriormente, o contato direto com a saliva é a principal forma de contágio. No entanto, a mononucleose ainda pode ser transmitida pelo compartilhamento de objetos pessoais, como talheres e escova de dentes.
O contágio também ocorre por meio de gotículas expelidas durante a tosse ou espirro de uma pessoa infectada e, em casos raros, de transfusão sanguínea.
Quais são os sintomas da Doença do Beijo?
Entre os sintomas e sinais da doença do beijo estão:
- Dor na garganta;
- Febre;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Fadiga e cansaço;
- Calafrios;
- Náuseas e vômitos;
- Tosse;
- Perda de apetite;
- Placas esbranquiçadas na boca e na garganta;
- Inflamação dos gânglios do pescoço;
- Dores musculares;
- Aumento do fígado e do baço.
A Doença do Beijo tem cura?
Embora o vírus Epstein-Barr permaneça no corpo, a maioria das pessoas se recupera da infecção em até 2 semanas. Ainda não existe um tratamento específico para eliminar o patógeno causador da doença.
Qual é o tratamento para a Doença do Beijo?
Para tratar a doença do beijo, o médico pode prescrever medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, que buscam aliviar os sintomas da infecção. Também é recomendado se manter em repouso, evitar a prática de esportes e beber bastante água, para evitar complicações e assegurar uma boa recuperação.
Se tenho sintomas de Doença do Beijo, que médico devo procurar?
Diante de sintomas sugestivos de doença do beijo, o paciente pode consultar um clínico geral ou um infectologista, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e recomendar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico da Doença do Beijo?
Normalmente, o diagnóstico da doença do beijo se baseia na avaliação clínica realizada pelo médico e nos resultados de exames laboratoriais, como hemograma completo e teste de anticorpos específicos contra EBV.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a doença do beijo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada