A doença de Whipple é causada por uma bactéria e afeta diferentes sistemas do corpo. De modo geral, a doença de Whipple costuma danificar principalmente os intestinos e o sistema digestivo. No entanto, dependendo de onde a bactéria se aloja, outras estruturas do organismo podem ser afetadas, como ossos e articulações.
A doença de Whipple é bastante rara, e se não tratada corretamente, conforme orientações médicas, pode evoluir a óbito.
A doença de Whipple é causada por uma bactéria chamada Tropheryma whipplei. Normalmente, esse organismo afeta primordialmente o intestino delgado, mas também pode impactar outros órgãos, como coração, pulmões e articulações.
A bactéria causadora da doença de Whipple é normalmente encontrada em água e solos contaminados, por isso, para prevenir o contágio é importante fazer uma boa higiene de alimentos e beber somente água potável.
Os sintomas mais corriqueiros da doença de Whipple são aqueles que acontecem nos casos em que a bactéria se aloja nos intestinos do paciente. Entre eles, podemos elencar:
Ainda, podemos destacar outros sintomas da doença de Whipple, que acontecem quando a bactéria afeta outras partes do organismo do paciente:
O tratamento da doença de Whipple é bastante demorado, mas deve ser seguido à risca, para evitar que a bactéria se fortaleça face aos medicamentos utilizados.
Inicialmente, o paciente deverá receber injeções de antibióticos injetáveis, seguidas pelo uso contínuo de outros antibióticos, pelo período de 1 a 2 anos.
O uso de complementos alimentares, como probióticos, além de mudanças na dieta do paciente também podem ser essenciais para ajudá-lo a se recuperar das dificuldades de absorção de nutrientes, líquidos, gordura e proteínas que são característicos em pacientes com a doença de Whipple.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.