A doença de Scheuermann, também conhecida como osteocondrose juvenil, é uma doença rara que causa deformidade da curvatura da coluna vertebral, produzindo um arqueamento das costas.
As vértebras afetadas pela doença de Scheuermann são as da região torácica, por isso, é comum que pessoas com essa doença apresentem uma postura curvada para frente.
A causa exata da doença de Scheuermann ainda é desconhecida. Estudiosos suspeitam que a doença seja passada de pais para filhos.
Outros fatores que também parecem aumentar o risco de desenvolver a doença de Scheuermann são:
Os sintomas mais comuns da doença de Scheuermann incluem:
Em casos mais graves da doença, a deformidade da coluna pode comprimir nervos, que resulta em dificuldade para respirar.
O tratamento da doença de Scheuermann varia de acordo com o grau da deformidade e dos sintomas de cada paciente.
Geralmente o tratamento é iniciado com o uso de compressas frias e fisioterapia para aliviar a dor. O médico pode receitar também alguns remédios analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno.
Depois de aliviar o problema da dor, os médicos indicam a fisioterapia para melhorar o movimento e garantir a maior amplitude possível.
A cirurgia só é indicada para casos mais graves para reposicionar o alinhamento da coluna.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.